13909029_660712840760993_4958495349643089356_o
3° edição do Coala Festival acontece nesta semana
2 de setembro de 2016
São Paulo - manifestação contra impeachment  na Avenida Paulista (Rovena Rovena Rosa/Agência Brasil)
Manifestante perde visão de um olho após protestos anti-Temer
4 de setembro de 2016
Exibir tudo
capacrl

Por: Leonardo Moura Batista

O suposto termo aesthetic tem se destacado em massa, de uns tempos para cá, nas redes sociais dos Estados Unidos.

A palavra se tornou febre e viralizou no linguajar cibernético, principalmente em meios de cunho alternativo com um público mais jovem. Contudo, o termo em si, têm sido pouco discutido por seu caráter inconclusivo e extremamente abstrato.

A expressão aesthetic provém do substantivo aesthetics, que em inglês denomina “estética”.
Apesar de rotulado gramaticalmente como substantivo, seu uso tem funcionado como um adjetivo, que consegue por si só, dizer muito sobre o universo artístico, dispensando qualquer sinônimo.

aesA estética é um ramo filosófico que se preocupa com estudo e a natureza da beleza. Historicamente utilizada na análise e descrição de
obras, a arte gera uma significação que acaba por interferir na compreensão subjetiva de cada um.

Aesthetic, em contrapartida, problematiza a necessidade do indivíduo de agregar sentido a tudo, prevalecendo assim, a experiência estética e a abstração do audiovisual. Estes estabelecem um momento íntimo entre o material e as reações de colapso entre o repertório cultural e psicológico do indivíduo.

A tendência artística não está preocupada com o conceito de belo na sociedade, mas sim com o conceito de prazer na individualidade de cada um. Você é quem denomina o que é ou não aesthetic.

Alguns diriam que a apreciação estética não é algo que se possa ter virtualmente, mas presencialmente. Aesthetic vem para contradizer essa ideia.  O belo não precisa ser real; ele pode ser efêmero, inútil, ou simplesmente pode nãotic ser.

Em meio a plataformas de conteúdo visual como Tumblr, Pinterest e Instagram, a tendência artística tem sido amparada por modismos de design e fotografia, que expressem algo além de significado ou lógica. Geralmente, essa representação é tida a partir do nonsense, uma abordagem absurda ou extremamente fictícia.

Enquanto estilo artístico, aesthetic pode ser vista como mais umathe vertente da arte abstrata. Em suas obras, são incorporados elementos que variam de paletas monocromáticas até espécies de plantas tropicais. Muitas vezes, acompanham, também,  mensagens aleatórias estilizadas em torno do universo virtual. Sendo que, como resultado,  a junção desses elementos sobrepostos provoca sensações subconscientes de impacto, justamente por eles serem propositalmente desarmônicos.

Se encaixam na vertente, também, estilos artíscos como vaporwave, seapunk e chillwave.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *