Após 28 anos, seis pessoas são acusadas pela tragédia de Hillsborough

Foto: Getty Image

A tragédia que deixou 96 mortos e mais de 700 feridos é conhecida como a pior da história da Inglaterra e uma das piores do mundo.

Para quem não conhece a história, no dia 15 de Abril de 1989, Liverpool e Nottingham Forest jogavam partida válida pela semifinal da Copa da Inglaterra no estádio de Sheffield em Hillsborough. O jogo durou apenas seis minutos, tempo suficiente para que a tragédia entrasse para história. A maioria dos torcedores era do Liverpool, porém ocupavam a menor parte do estádio, os portões foram abertos e aqueles que estavam para fora entraram sem o menor controle de lotação máxima.

Os torcedores tentaram pular a grade que separava a arquibancada do campo, porém foram impedidos pelos policiais que sem saber da gravidade da situação, temiam uma briga. Vale lembrar que a Inglaterra viveu quatro anos antes o fenômeno dos hooligans.

A tragédia obrigou a Inglaterra adotar novas medidas de segurança em seus estádios. Imagem: Arquivo AP
A tragédia obrigou a Inglaterra adotar novas medidas de segurança em seus estádios. Imagem: Arquivo AP

Ao notarem que se tratava de um caso de superlotação, pediram para que a partida fosse interrompida e que portas fossem abertas para que os torcedores tivessem acesso ao campo, alguns, tamanho o desespero, pularam a grade. Para socorrer aqueles que ficaram, usaram as próprias placas de publicidade em torno do campo.

O saldo foi de 96 mortos e mais de 700 feridos, muitos foram pisoteados no meio da confusão ou esmagados entre as grades. Quase trinta anos depois, pela primeira vez,  seis pessoas foram acusadas formalmente após a investigação concluída ano passado.  A investigação também diz que a culpa não foi dos torcedores, e sim da polícia que não controlou o acesso, permitindo a superlotação.

David Duckenfield era o comandante da polícia e responsável por supervisionar a partida. Ele foi acusado de homicídio culposo por negligência grave, pela vida de homens, mulheres e crianças. Três policiais também foram acusados, Donald Denton, South Yorkshire e Alan Foster. O proprietário do estádio e encarregado da segurança, Graham Henry Mackrell e o advogado Peter Metcalf, advogado que representou a polícia e chegou a acusar os próprios torcedores pelo desastre, também estão entre os acusados.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *