Cantar e Encantar

O Portal Whiz preparou uma matéria especial com os melhores musicais da história do cinema

 

Os filmes musicais são adorados por muitas pessoas. Além de serem encantadores, eles contam as histórias por um outro ângulo, o da música. Não dá para pensar uma vida sem música, sem poder se envolver com os ritmos, agitados ou não. Preparados para voltar no tempo? Vale a pena assistir cada um desses!

O Mágico de Oz (1939)

Um dos maiores clássicos do cinema. Baseado na obra de L. Frank Baum, o musical conta a história de Dorothy, vivida por Judy Garland, que, ao ter sua casa levada por um tornado, vai parar em uma terra mágica, onde leões têm medo, homens de lata têm vida e espantalhos querem ter corações.

Cantando na Chuva (1952)

Estrelado por Gene Kelly e Debbie Reynolds, o clássico musical Cantando na Chuva mostra, a partir do relacionamento do ator de cinema Don Lockwood e da atriz de teatro Kathy Selden, a transição do cinema mudo para o falado.

Amor Sublime Amor (1961)

Considerado um dos melhores filmes de todos os tempos pelo Instituto Americano de Filmes, o musical traz uma nova versão de “Romeu e Julieta”. O filme se passa em Nova York, onde Tony e Maria se apaixonam, mesmo tendo os amigos e famílias rivais, de gangues diferentes.

Nasce uma Estrela (1964)

Judy Garland vive uma jovem cantora que recebe a ajuda de um ator de cinema para lançar sua carreira em Hollywood. O musical ganhará um remake em 2017 estrelado por Bradley Cooper e Lady Gaga.

Mary Poppins (1964)

Produzido pelo próprio Walt Disney, o musical baseado na obra de P. L. Travers mistura animação, comédia e música para contar a história de Mary Poppins, uma babá cheia de mágica.

Minha Bela Dama (1964)

Estrelado por Audrey Hepburn, o filme mostra a jornada de um esnobe professor de fonética para transformar uma menina pobre em uma dama apresentável para a alta sociedade.

A Noviça Rebelde (1965)

O filme se passa na Áustria em 1938. A freira Maria deixa o convento para cuidar de uma família de crianças ricas. Na casa dos Von Trapp, ela acaba encontrando o amor e um lar.

Funny Girl – A Garota Genial (1968)

Inspirado na história real da atriz Fanny Brice, que atingiu seu ápice no início do século XX, o musical mostra a ascensão e a queda da artista. É considerado um dos maiores sucessos de Barbra Streisand.

Cabaret (1972)

Liza Minelli, filha de Judy Garland (a Dorothy de O Mágico de Oz), interpreta Sally Bowles, uma americana que vive de entretenimento na Berlim dos anos 30. Em meio aos acontecimentos históricos, ela vive um inesperado triângulo amoroso.

The Rocky Horror Picture Show (1975)

O musical é uma paródia aos filmes de terror e ficção científica das décadas anteriores. Na obra, o casal Brad e Janet se perdem no meio do nada e vão pedir ajuda na mansão do Dr. Frank N. Furter, um travesti da transexual Transilvânia.

Grease: Nos Tempos da Brilhantina (1978)

Os jovens Danny e Sandy se conhecem nas férias de verão. No período escolar, a garota reencontra o namorado, que é um dos valentões da escola. Com humor e músicas icônicas, o musical mostra as mudanças no comportamento dos adolescentes no fim da década de 1950.

Flashdance (1983)

Jennifer Beals vive uma jovem que não mede esforços para realizar o sonho de se tornar uma bailarina. Para tanto, durante o dia ela trabalha como operária e à noite solta seu corpo no ritmo alucinante das discotecas.

Footloose (1984 e 2011)

Um jovem (Kevin Bacon) da cidade grande se muda com sua mãe (Lee McCain) para o interior. Apaixonado por dançar, ele enfrenta sérios problemas quando o conservador reverendo local resolve considerar a dança como um grave pecado. O musical foi regravado em 2011.

Dirty Dancing – Ritmo Quente (1987)

Em 1963, “Baby”, uma jovem de 17 anos, viaja com seus pais, Marjorie (Kelly Bishop) e Jake Houseman (Jerry Orbach) e sua irmã Lisa (Jane Brucker) para um resort em Catskills. Em determinada noite, Baby ouve algo que parece ser um som de festa no alojamento dos funcionários, então descobre o amor pela dança e por Johnny Castle (Patrick Swayze), o professor de dança.

Hairspray (1988 e 2007)

O musical tem duas versões que valem ser assistidas: a de 1988, dirigida por John Walters, e a de 2007, que conta com atores como John Travolta, Christopher Walken e Queen Latifah. No musical, o público conhece Tracy Turnblad, uma adolescente que sonha em dançar em um programa de auditório da TV.

Moulin Rouge: Amor em Vermelho (2001)

Após sofrer com depressão, o britânico Christian decide ir à Paris e dar uma chance para carreira de escritor. Ele conhece muitas figuras inusitadas no caminho, inclusive Satine, uma das estrelas da casa de entretenimento Moulin Rouge.

Chicago (2002)

Dentro de uma prisão em Chicago da década de 1920, as presidiárias Roxie Hart e Velma Kelly, ambas acusadas de terem matado homens que as enganaram, competem pela fama.

O Fantasma da Ópera (2004)

Baseado na peça musical de Andrew Lloyd Webber (responsável por obras como Cats Love Never Dies) e no livro de Gaston Leroux, o filme acompanha Christine, uma dançarina de uma companhia teatral. Ela possui um misterioso tutor, que a treina para ser uma das principais cantoras de ópera de Paris.

Across the Universe (2007)

O musical usa as músicas dos Beatles para contar a história de amor entre Jude e Lucy, um britânico e uma americana que se conhecem em meio aos acontecimentos da Guerra do Vietnã.

Mamma Mia! (2008)

Sophie (Amanda Seyfried) está prestes a se casar e, sem saber quem é seu pai, envia convites para Sam Carmichael (Pierce Brosnan), Harry Bright (Colin Firth) e Bill Anderson (Stellan Skarsgard), os supostos pais. Eles vêm de diferentes partes do mundo, dispostos a reencontrar a mulher de suas vidas: Donna (Meryl Streep), mãe de Sophie. Ao chegarem, Donna é surpreendida, tendo que inventar desculpas para não revelar quem é o pai de Sophie.

Sweeney Todd – O Barbeiro Demoníaco da Rua Fleet (2008)

Benjamin Barker (Johnny Depp) passou 15 anos afastado de Londres, após ser obrigado a deixar sua esposa e sua filha. Ele, então, retorna à cidade por vingança.

Burlesque (2011)

Christina Aguilera interpreta Ali, uma linda mulher que deixou sua cidade natal para buscar o sucesso em Los Angeles. Logo ao chegar ela conhece a boate Burlesque, especializada em shows musicais de belas mulheres e gerenciado por Tess (Cher), que nega uma chance a Ali. Mas ela não irá desistir dos seus sonhos.

Os Miseráveis (2012)

Inspirado no clássico de Victor Hugo, o musical acompanha a vida de Jean Valjean, um homem que é injustamente preso e, após fugir, reconstrói uma outra vida. Ao mesmo tempo que é perseguido pelo guarda Javert, ele promete criar e cuidar da órfã Cosette.

Caminhos da Floresta (2014)

Um padeiro e sua mulher (James Corden e Emily Blunt) vivem em um vilarejo, onde lidam com vários personagens famosos dos contos de fadas. Um dia, eles recebem a visita da bruxa (Meryl Streep), que é sua vizinha. Ela lança um feitiço sobre o casal e eles precisam buscar maneiras para reverter o feitiço.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *