Dia Nacional da Música Popular Brasileira

dunas-parque-estadual-jalapao melhores destinos
Os 6 destinos mais impressionantes do turismo natural brasileiro
17 de outubro de 2017
Cazuza
O poeta está vivo
19 de outubro de 2017
Exibir tudo
6lCSGi1z

17 de Outubro, data marcada para comemorar o Dia Nacional do Gênero Musical que canta, encanta e faz parte de diversas gerações.

Quem conhece MPB sabe o quanto os clássicos de Gilberto, Caetano, Elis e tantos outros mestres da música acrescentam para a cultura e a história de nós brasileiros. Para eternizar esse gênero musical que nos pertence, o dia 17 de outubro é marcado como o Dia Nacional da Música Popular Brasileira desde 2013.

A data, criada pela Ex-presidente Dilma Rousseff, foi escolhida por também ser o dia do nascimento de Chiquinha Gonzaga, a primeira compositora popular brasileira e também responsável por um dos hinos mais conhecidos do Carnaval: “Ó abre alas.”

Homenagem nada mais justa. Através de Chiquinha, a inspiração surgiu e as portas se abriram para grandes nomes da MPB, que revolucionaram e se apropriaram da música para dar voz as suas ideologias e a liberdade de expressão, cantando e contando a história de uma geração. Esses nomes também cantaram o amor e construíram o que hoje a gente comemora, e o que a gente não sabe viver sem também.

Me pergunto o que seria do nosso patrimônio cultural sem “Iolanda” na voz de Chico, a “Oração ao tempo” de Caetano, a rosa e o céu tão lindo que “Primavera” de Tim Maia nos diz, a paixão pelo direito de viver que Elis nos conta em “Como nossos pais”, o valor da amizade que Milton demonstra em “Canção da América” e o aprendizado de “andar com fé que a fé não costuma falhar” que Gilberto entoa.

A verdade é que a MPB está impregnada em nós e até quem não ouve sabe o quanto é parte de cada brasileiro. Dia merecido dedicado a ela que tanto contribui e vive encantando gerações.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *