oUTUBRO-rOSA
Vamos falar sobre o câncer de mama
19 de outubro de 2017
logo_englishonline
Governo oferece curso de inglês online gratuito
20 de outubro de 2017
Exibir tudo
pequenos-monstros-morar-em-outro-pais-0

Foto: Pequenos Monstros

 

Morar em outro lugar não é o “bicho de 7 cabeças” que todos pensam, basta analisar

Quando eu recebi a notícia que tinha passado para a faculdade gritei, paralisei e pensei: vou ter que me mudar. Sou do Rio de Janeiro, a faculdade era em São Paulo. Mais ou menos uns 450 km de distância. Não é do outro lado do mundo, nem em outro país, mas a verdade é que morar em outro lugar que não seja sua terra natal causa certo receio. Decidi me aventurar nessa jornada que me foi proposta e me surpreendi com o prazer de viver em outro lugar. Decidi listar 4 prós e 1 contra – confesso que é apenas 1 mesmo – dessa trajetória longe de casa.

PRÓS

1 – Maturidade
A primeira coisa que você adquire assim que mora em outro lugar é maturidade. Pelo menos comigo tem sido assim. A responsabilidade de ter que cumprir com os horários, andar sozinha, tomar decisões, aprender a conviver com a saudade te torna alguém mais maduro de alguma forma. Digamos que você se transforma em um ser mais apto aos acontecimentos da vida

2- Experiência
Conhecer um lugar diferente é sempre uma forma de ganhar experiência, imagine viver. O conhecimento sempre é bem-vindo, tanto pessoal quanto cultural. Tenho aprendido a corrigir os meus defeitos para conviver com pessoas que são diferentes de mim e tenho me conhecido melhor a cada dia. É muito bom! Quanto ao cultural, tenho aprendido a não colocar ketchup na pizza porque acaba com o gosto. Andar na escada rolante, apenas do lado direito. Feijão: por cima do arroz, por favor. E claro, o sotaque! Puxar o S e o R tem sido uma das minhas diversões.

3- Rotina e Lugares diferentes
Sua rotina muda e para quem pensa que gravar as linhas que compõem o metrô de SP, descer em determinada estação que você nunca ouviu falar, andar em ruas diferentes das que você era acostumado é difícil, está enganado. Pasmem, porque é muito bom! A sensação de liberdade e de mudança que isso traz faz todo o dia a dia valer a pena. E sobre os lugares diferentes: Karaokê depois da faculdade e uma road trip de última hora por Piracicaba me lembrando que fazia tempo que não me divertia tanto. Sempre tem um lugar para conhecer, nem que seja só para passar em frente e admirar uma esfera diferente da que você está acostumado.

4- Conhecer e fazer novas amizades
Para mim, essa é a melhor parte. Talvez porque eu amo pessoas, mas creio que até para quem tenha um jeito tímido, conhecer e fazer novas amizades é renovador. Confesso que um dos meus maiores medos era de não saber lidar com a ausência de amigos e de me sentir sozinha, mas tem sido totalmente diferente. Na recepção dos calouros, na faculdade, eu logo conheci Amanda. Logo depois, no primeiro dia de aula, conheci Brenda, Rebecca e Dai. As 4 pessoas que iniciaram esse meu amor por SP. Há algumas semanas, conheci Camila e Julia, duas pessoas que roubaram meu coração e aumentaram essa vontade de continuar por aqui. E confesso que essas pessoas fazem parte do rol de melhores seres humanos que já conheci. Tenho aprendido constantemente com cada uma, e tenho sido ajudada também. A certeza que me invade é que tudo isso que tenho construído aqui, com elas, é para vida.

CONTRA

1- Saudade
Aqui está o único tópico do contra, que equivale por mil: a saudade! Chorar todo dia à noite fará parte da sua rotina. Em determinado acontecimento do dia você lembrará de alguém e talvez o decorrer dele fique cinza. Especificamente, a minha mãe é a minha maior saudade. Tem sido estranho não vê-la todo dia e falar com ela apenas através de mensagens. Minha família, minha igreja, meus amigos e meu namorado também fazem parte dessa saudade indescritível. A gente se vê voltando nos momentos vividos com cada um para talvez amenizar a melancolia, e isso é um exercício bom. O que me faz continuar é a certeza de seguir o meu sonho e a torcida que cada um tem por mim.

Então, se um dia surgir a oportunidade de morar em outro lugar para viver o seu sonho, não se desespere. Você vai se tornar alguém melhor e conhecerá pessoas incríveis, e a saudade vai surgir para você seguir em busca do que sonha e para orgulhar as pessoas que você deixou. Talvez, esse seja o momento de viver a melhor parte da sua vida, assim como eu estou vivendo.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *