O futuro dos Estados Unidos

Em primeiro debate pela presidência, Hillary e Trump expõem ideias contrastantes e trocam provocações

Em primeiro debate para as eleições norte-americanas, nesta segunda-feira, 26, Hillary Clinton e Donald Trump realizaram discurso considerado histórico, na Universidade Hofstra, em Nova York.

Os candidatos dos partidos Republicano e Democrata trocaram diversas ofensas e apresentaram visões adversas sobre variados temas, como controle de armas, terrorismo, gênero, economia, impostos e tensão racial. Em inúmeros momentos Trump interrompia Hillary, com acusações hostis, enquanto a mesma manteve o controle, mas partia para a ofensiva quando assuntos como questões raciais e do tratamento de Trump com as mulheres vinham à tona. A principal atenção da noite era para qual dos dois transparecia um perfil mais preparado para comandar a maior economia do mundo.

A maioria dos eleitores acredita que Donald Trump não apresenta um temperamento adequado para chefiar o país e o código nuclear. Esse parecia ser o principal desafio do candidato Republicano. Constantemente o empresário interrompia a adversária com comentários, “Tenho julgamento muito melhor que o dela. Eu também tenho temperamento melhor do que ela.”, ironizando com a plateia. “Eu tenho um temperamento de vencedor. Eu sei como ganhar. Ela não sabe ganhar”.

Hillary iniciou seu discurso, contrastando sua trajetória como filha de um pequeno empresário com a história de privilégios do bilionário. “Ele emprestou US$ 14 milhões de seu pai, ele realmente acredita que quanto mais você ajuda pessoas ricas, melhor você estará”, afirmou. Também atacou Trump por não ter declarado seu imposto de renda, contrariando uma tradição de décadas das eleições Norte Americanas. Ainda criticou o rival por ter enriquecido com a bolha imobiliária, que retrucou “Isso se chama fazer negócios”.

De acordo com uma pesquisa feita pela CNN, Hillary Clinton venceu o debate, 62% dos consultados apontaram a democrata como vencedora. Apenas 27% colocaram Trump como superior.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *