01
5 cinemas de rua em São Paulo
22 de novembro de 2017
thumb-sapincon
Rincon Sapiência no stand da Revista WHIZ
27 de novembro de 2017
Exibir tudo
Capa

Procurar mensagens subliminares e easter eggs nos filmes é a atividade favorita de todo cinéfilo. Os desenhos da Disney e da Pixar são o que há de melhor para essa prática. Hoje vamos fazer um Ponto Cego diferente: revelaremos para você o maior easter egg de mundo cinematográfico, o A113.

pixar-a113-mistery-clasroom4

 

Às vezes está disfarçado, outras vezes mais explícito, mas sempre está lá. É muito importante ter olhos atentos para identificá-los em filmes como: Toy Story, Procurando Nemo, Divertida Mente, Carros, Vida de Inseto, Monstros S.A, Wall-e, Os Incríveis, Lillo & Stitch e Ratatouille.

Mas afinal, o que esse símbolo significa? Foi o número da sala de aula usada por estudantes de animação, no California Arts Institute, fundado em 1961, pelo Walt Disney. Os próprios animadores dizem que, de alguma maneira, têm usado o número em seus trabalhos profissionais, e lá estão eles, presentes nas maiores animações do cinema.

6a00d8341c630a53ef014e8b2ca5f1970d

O primeiro a implantar o “A113” foi Brad Bird (criador de “Os Incríveis” e “Ratatouille”), na série de suspense “Amazing Stories”, de 1987, produzida por Steven Spielberg. Ele revelou que coloca a identificação em todos seus filmes, incluindo alguns episódios de “Os Simpsons” e “Missão Impossível 4”.

Imagem11

De acordo com o departamento de relações públicas do CalArts, a sala A113 é atualmente utilizada como um estúdio de design gráfico. O A113 é uma sútil e interna homenagem àqueles que dividiram uma sala cheia de sonhos e aprendizados.

Ponto Cego

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *