#PontoCego: Pulp Fiction

 

Uma narrativa não-linear, personagens excêntricos, tramas enlouquecedoras, drogas ilícitas, uma trilha sonora singular e uma paleta de cores inconfundível, Quentin Tarantino dirigiu Pulp Fiction (1994) apresentando três histórias independentes, porém concomitantes, além de uma série de curiosidades que ficam no ponto cego do enredo. Confira!

    1. A cena em que Mia Wallace (Uma Thurman) tem uma overdose não ocorre da forma que aparenta. Na verdade, quando Vincent Veja (John Travolta) procura usar sua força para enfiar uma seringa de adrenalina em seu peito, o corte é filmado com o ator removendo a seringa e, mais tarde, foi rodado de trás para frente.
    2. Se você já assistiu as obras de Tarantino, provavelmente deve ter percebido que a grande maioria delas faz uso de palavrões em 90% do tempo. Pulp Fiction não é diferente. O personagem Jules (interpretado por Samuel L. Jackson) usa a palavra fuck 265 vezes no decorrer do longa.
    3. Ainda sobre o polêmico personagem Jules, no script, Tarantino planejava que ele tivesse um grande black power, mas quando alguém da equipe mostrou uma peruca encaracolada, Samuel L. Jackson experimentou e o diretor aprovou. curiosidade 3 (1)
    4. Jules recita parte da passagem bíblica Ezequiel 25:17 toda vez que vai matar alguém, mas fragmentos da passagem dita pelo personagem são de sua autoria, apenas esta fala é fiel à escritura original: E derrubarei sobre ti, com grande vingança e furiosa raiva, aqueles que tentam envenenar e destruir meus irmãos. Confira a icônica cena no link abaixo:
    5. A famosa dança entre os personagens de Uma Thurman e John Travolta tem como trilha sonora a música “You Never Can Tell”, de Chuck Berry. A mãe de Tarantino ouvia essa mesma música quando estava grávida dele e, além disso, a sequência é uma homenagem a uma outra cena de dança, pertencente ao filme de Frederico Fellini, “8 ½”.
    6. Não é novidade que existem inúmeras teorias absurdas quanto ao real propósito da tão aclamada maleta preta. Como a senha para abri-la era 666, há quem diga que ali estaria guardada a alma de Marcellus Wallace e, inclusive, a cicatriz em seu pescoço teria sido o meio pelo qual ela deixou seu corpo e depois fora vendida num pacto com o diabo. curiosidade 6Tarantino já acabou com tais rumores, afirmando que a maleta era só decoração e não continha nada. O machucado e o band-aid, na verdade, surgiram devido a um acidente durante a produção e o diretor achou a cicatriz muito feia para mostrá-la nas filmagens.
    7. De acordo com o diretor, Quentin Tarantino, seus filmes são interligados e chegam a ter também algumas referências em comum. Assista ao curta brasileiro de 2006 sobre o fato.
    8. Para fãs de hambúrguer e do longa-metragem, vale a pena conferir o Big Kahuna Burguer, em São Paulo. A casa nomeia seus ilustres lanches de acordo com os personagens do filme, além de ambientar o local com as cores e decorações presentes no longa. Há também um hambúrguer chamado Ezequiel 25:17, um lanche que conta com 5 hambúrgueres, muito bacon, salada, maionese e um molho especial. Caso o cliente consiga devorá-lo inteiro numa refeição, ganha uma camiseta e tem seu nome escrito na parede do estabelecimento. E aí, você conseguiria comer? Entre aqui para conferir.
    9. É perceptível que toda vez que Vincent é visto usando o banheiro, algum acontecimento ruim está prestes a ocorrer, seja uma morte ou um novo problema.
    10. Mia conta sobre um episódio que fez em uma série sobre mulheres de uma organização secreta, sendo essa composta por 5 moças: ela mesma (especialista em facas), uma loira (a líder), uma negra (expert em demolições), uma chinesa (mestre em kung-fu) e uma francesa (expert em sexo). Caso você sinta que conhece essas personagens de algum lugar, não é mera coincidência. Mia praticamente descreve as cinco integrantes do Esquadrão Assassino Víboras Mortais, de Kill Bill: Vol. 1.
      curiosidade 10
    11. Vincent Vega e Mia Wallace, os donos da dança mais famosa do cinema, não venceram o concurso. A dupla havia na verdade roubado o troféu e, mais tarde, é possível ouvir a notícia na rádio. curiosidade 11
    12. A maior e mais impressionante semelhança, no entanto, ocorre entre o longa-metragem e a série Breaking Bad. São extremamente perceptíveis as referências utilizadas pela série.
    13. As armas com as quais Butch pretendia matar os Rednecks surgiram a partir de alguns filmes preferidos de Tarantino. Como uma forma de homenagem, o diretor usa o taco de “Com as Próprias Mãos”, a serra de “O Massacre da Serra Elétrica” e a espada de uma porção de filmes de kung fu.
    14. Além do mais, o Ponto Cego é citado em uma frase dita por Yolanda enquanto, junto a seu marido, assalta um Coffee Shop. curiosidade 14

 

Se você gosta de uma boa dose de humor negro, cenas de ação com muito sangue, ligado a uma trama envolvente com diálogos estranhamente interessantes: Pulp Fiction se tornará seu filme favorito.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *