size_960_16_9_amor
Luz nas Vielas: O projeto que coloriu Brasilândia
10 de maio de 2017
nuggets
O tweet mais retweetado da história
11 de maio de 2017
Exibir tudo
Black-Mambas-04519

Conheça o  grupo de mulheres que protege os rinocerontes da caça ilegal na África

Em 2013, foi criada uma patrulha feminina para ajudar a proteger a vida selvagem na maior reserva privada do leste sul-africano. A Black Mambas é um grupo formado exclusivamente por mulheres e tem esse nome por causa de uma das espécies de cobras mais perigosas do mundo.

O objetivo principal é combater a maior ameaça da savana africana: a caça aos rinocerontes. Utilizado na medicina, seu chifre é altamente requisitado e o principal motivo que coloca o animal em risco de extinção. Uma pesquisa aponta que cerca de mil rinocerontes são mortos por ano. No entanto, na reserva onde a Black Mambas atua, a média é bem menor. Às vezes, se passam semanas sem se registrar nenhuma morte do animal.

Elas atuam na Balule, uma reserva privada de 50.000 hectares. Desarmadas em sua maior parte, as Black Mambas compõem uma unidade de patrulhamento dentro do Parque Nacional Kruger, a maior área de conservação ambiental da África do Sul. Além de rinocerontes, elas combatem a caça contra elefantes, hipopótamos e as outras espécies, e também trabalham no conscientização de moradores locais sobre preservação das florestas e animais.

O grupo já conquistou diversos prêmios internacionais como o Champions of the Earth Award e homenagens pela bravura e força feminina e também pelo Programa Ambiental das Nações Unidas (UNEP).

Hoje, as mulheres que compõe o grupo não são apenas um ícone de sucesso da ação local na preservação ambiental, como também quebram estereótipos no mundo todo de que isso ‘’não é trabalho de mulher’’.

Grazielly Coelho
Grazielly Coelho
19 anos, Jundiaí, SP. Nascida em São Paulo e apaixonada por tudo que o jornalismo oferece, acredito que cada detalhe da vida seja o começo de uma nova história. Sonho em viajar pelo mundo em busca de conhecimentos, sonhos e oportunidades únicas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *