Colômbia rejeita acordo de paz com as FARC
50,2% dos votos foram contrários ao pacto
A população colombiana decidiu neste domingo (02) o futuro do acordo de paz entre o governo e as FARC. 50,2% dos eleitores votaram “não”, contra 49,7% que votaram “sim”, sendo que apenas 37% da população participou do plebiscito.
O resultado da votação chocou diversos eleitores, que esperavam o fim desse conflito que dura mais de 50 anos. A decisão contrariou as expectativas, já que pesquisas indicavam que o “sim” ganharia com quase 60% dos votos.
Apesar da rejeição nas urnas, tanto o governo quanto as FARC mostraram estar dispostos a manter a paz no país. O líder das FARC, Rodrigo Londoño Echeverri “Timochenko”, disse que “as Farc mantêm sua vontade de paz e reiteram sua disposição de usar somente a palavra como arma de construção para o futuro”. Já o presidente colombiano Juan Manuel Santos respeitou a decisão democrática do plebiscito e afirmou que “buscará a paz até o último minuto”.
O acordo de paz havia sido assinado em 26 de setembro para dar um fim ao conflito que já dura 52 anos e que deixou mais de 250 mil mortos. Ele não iria resolver os males da Colômbia da noite para o dia, mas abriria portas para uma reconciliação entre os dois lados.