O mais plural Nobel da paz

Na edição com maior quantidade de indicados, ex-agente da CIA se destaca

Nesta sexta-feira, 07 de outubro, ocorrerá a entrega do prêmio Nobel da paz do ano de 2016, prêmio altamente reconhecido que tem como intuito homenagear pessoas ou instituições com iniciativas que promovem a paz.

Essa edição é a que conta com a maior quantidade de indicados da história da premiação, são 376 selecionados, larga diferença para o recorde anterior, de 278 candidatos, registrado no ano de 2014. A lista completa se encontra no site do PRIO (Instituto de Pesquisa de Paz Oslo) e conta com participantes como o Papa Francisco, a chanceler da Alemanha, Angela Merkel e até mesmo o candidato republicano à presidência dos EUA, Donald Trump.

Entretanto, segundo o diretor do PRIO, Kristian Berg Harpviken, contatado pela agência de noticias Sputnik News, afirmou que dentre toda a variada gama de candidatos, cinco são cotados como favoritos. Esses seriam Edward Snowden, por conta dos efeitos positivos de suas denúncias feitas sobre o governo dos EUA; Ernest Moniz e Ali Akbar Salehi, protagonitas do acordo nuclear iraniano; o presidente e comandante das Forças armadas da Colômbia, Juan Manuel Santos e Timoleón Jiménez, que assinaram um acordo que pôs fim a 50 anos de guerra civil no país; ativistas guatemaltecos, Thelma Adana, Aura Elena Farfán e Iván Velázquez, que mostraram ao mundo os detalhes da crise política enfrentada pela Guatemala no ano de 2015 e também os ativistas congoleses Jeanne Nacatche Banyere, Jeannette Kahindo Bindu e Dr. Denis Mukwege, que combatem a violência sexual no seu país diariamente.

Mesmo apresentando os cinco favoritos, Harpviken demonstra certo favoritismo em relação à Snowden, segundo declarações do presidente, presentes no site do O Globo, as denúncias feitas pelo ex-agente da CIA estão apresentando efeitos positivos e muitos países estão reformando leis para restringir as atividades de inteligência e ajudar os direitos humanos depois que ele detalhou o programa de vigilância global do governo americano.

O prêmio Nobel da paz teve sua primeira edição no ano de 1901, quando premiou um dos criadores da Convenção de Genebra e fundador do Comitê Internacional da Cruz Vermelha Frédéric Passy, desde então já premiou grandes nomes da história contemporânea, como por exemplo Martin Luther King, Madre Teresa de Calcutá, Nelson Mandela e até Barack Obama.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *