Jucá apresenta projeto para blindar linha sucessória
PEC beneficiará presidentes da Câmara e do Senado
Romero Jucá, representante do governo, apresentará uma Proposta de Emenda à Constituição que impossibilitará que os presidentes da Câmara, do Senado e da República a responderem por fatos ocorridos anteriormente ao mandato. A emenda se aplicaria a todos os ocupantes da linha sucessória.
A vigente proposta beneficiaria os representantes da Câmara e do Senado, respectivamente Câmara e Senado, Rodrigo Maia (DEM-RJ) e Eunício Oliveira (PMDB-CE), ambos citados na Operação Lava-Jato por conta de um suposto esquema de propina.
O senador Romero Jucá vem procurando congressistas para assinarem a petição, já que são necessárias no mínimo 27 assinaturas para que o projeto perseverar.
O projeto de blindagem da linha sucessória surgiu logo após a aprovação de acusações contra executivos da Odebrecht, ou seja, durante a necessidade de romper o sigilo das investigações. A PEC também serviria de proteção na defesa de Michel Temer no julgamento da cassação da chapa Dilma-Temer no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).