Publicitários lançam jogo em contraste ao polêmico ‘’Baleia Azul’’
Mensagens positivas e em prol da vida são particularidades do novo jogo
As notícias – e também os boatos – acerca do polêmico jogo conhecido como ‘’Baleia azul’’, que induz ao suicídio, tem preocupado pais e autoridades do mundo todo. O game que conta com 50 desafios os quais o jogador recebe missões a partir de outro chamado de ‘’curador’’, é encontrado através de grupos nas redes sociais e tem pedido um olhar atento e diferenciado para as crianças e adolescentes, devido ao teor mórbido.
Pensando nisso, dois publicitários, com a ajuda de uma psicóloga da cidade de São Paulo resolveram tomar a iniciativa de criar uma página no Facebook que transmita o contrário: um jogo onde são dados desafios em prol da vida. Conhecido como ‘’Baleia Rosa’’, o jogo propõe desafios opostos ao game de origem, com mensagem positivas para pessoas que estejam passando por situações de vulnerabilidade.
Com poucos dias desde lançamento, a página já era um sucesso extremo nas redes sociais. Desenvolvendo uma espécie de corrente do bem, milhares de internautas tem se mobilizado afim de ajudar pessoas que estejam passando por momentos de fraqueza e insegurança, com a intenção de confortá-las.
Entre as propostas da Baleia Rosa, estão sugestões como ‘’converse com alguém que você não fala há muito tempo’’ e ‘’com uma canetinha, escreva na pele de alguém o quanto você a ama’’. As tarefas e mensagens otimistas que façam bem para o outro e para o próprio jogador é aposta para impedir que o jogo original continue a incentivar o fim da vida de muitos jovens.
O jogo é considerado indutor da morte uma menina de 16 anos no Mato Grosso, encontrada afogada em uma represa, e de um mineiro de 19, que teve uma overdose de remédios. Relatórios apontam que as duas vítimas apresentavam cortes em seus corpos relacionados ao jogo.