Ave, Totti! C’est solo uno capitano!
Foto: Reprodução
O maior artilheiro e ídolo do Roma se despede dos gramados após 24 anos no clube
No último domingo, 28 de maio, ocorreu a última rodada do campeonato italiano e a última partida de um grande nome do futebol mundial. Após 24 anos jogando pela Roma, Francesco Totti encerra sua carreira como jogador profissional ao som de aplausos da torcida.
Era uma missão complicada, o Roma precisava vencer o Cagliari para garantir a segunda posição e a vaga para a Champion League 2018. Mas não faltava motivação para o clube, o time venceu por 3×2 e logo ao fim do jogo deu início ao momento mais complicado daquela noite.
Logo antes de a bola rolar, ele foi saudado por todos os presentes no Estádio Olímpico de Roma, que o aplaudiram de pé assim que adentrou ao gramado. Após o jogo, ele deu a volta olímpica pelo estádio, chutou bola para a torcida, recebeu uma placa entregue pelo novo capitão, De Rossi e, por fim, discursou para a torcida que nem precisou das sinceras palavras do ídolo para cair em lágrimas.
O jogador italiano, que entrou em campo pela primeira vez aos 16 anos, coleciona recordes com a camiseta romana, a única que vestiu ao longo da carreira. É o jogador com mais partidas pelo clube (786), o maior artilheiro de sua história (307 gols em jogos oficiais) e um dos poucos que defenderam apenas um clube durante a carreira como jogador profissional.
Campeão do mundo pela Itália em 2006, de um campeonato italiano e de duas copas e supercopas da Itália, Totti não é um verdadeiro colecionador de títulos, tanto individuais quanto pelo clube. Mas o que vale mais a pena: os títulos conquistados ou o reconhecimento e carinho de milhares de fãs, que foi demonstrado em sua despedida?