#PontoCego: Breaking Bad
Um professor de química com câncer terminal, seu ex-aluno viciado em metanfetamina e uma ideia genial. Foi assim que Vince Gilligan baseou-se para a criação de uma das séries com mais pontos cegos da TV: Breaking Bad.
- No primeiro episódio da série, Walt e Jesse isolam-se no deserto To’hajiilee para cozinhar metanfetamina dentro do trailer recentemente adquirido. Por questões de higiene, Mr. White tira suas calças e, eventualmente, acaba a esquecendo no meio do deserto. Conforme a série passa, no episódio “Ozymandias”, uncle Jack e seus parceiros roubam praticamente todos os barris de dinheiro de Walter. Depois do assassinado de seu cunhado (Hank), Walt é visto novamente no meio do terreno rolando o único barril de dinheiro restante no local. Ao longo da cena, é perceptível a presença de uma peça de roupa. Seria essa a calça que Heisenberg teria deixado logo no início da série?
- O diretor (Vince Gilligan), após perceber o enorme alcance e engajamento da série, decidiu fazer uma brincadeira, evidenciando sua importância para os fãs. Gilligan pediu que os produtores imprimissem notas de 50 dólares em que seu rosto substituiria a figura de Ulysses S. Grant, presidente dos Estados Unidos no período de 1869 a 1977.
- A morte de Jane é sutilmente anunciada por Jesse no momento em que ela acorda em sua casa. Pinkman alega que a moça não deveria ter acordado, com o intuito de preparar o café da manhã antes que ela despertasse.
- Ao longo dos episódios e cenas da segunda temporada, o ilustre ursinho rosa aparece por diversas vezes. A primeira aparição, trata-se do ursinho sem um dos olhos, boiando pela piscina do quintal de Walter, representando os destroços do avião que recentemente caíra. Mais tarde, o urso apareceria mais uma porção de vezes, inclusive pendurado nos galhos de uma árvore e até mesmo no papel de parede do quarto de Jane. Além disso, o macabro urso pode ser também uma metáfora para os ferimentos dos personagens em si. Como exemplo, pouco depois do aparecimento da pelúcia sem parte do rosto, Gus Fring é submetido à explosão de uma bomba, apresentando ferimentos semelhantes aos do urso.
- Quando Water encontra-se em estado crítico graças ao câncer e seu filho (Flynn) cria um site para arrecadar dinheiro e bancar seu tratamento, uma página verde com o título ‘Save Walter White’ aparece na cena, mostrando o suposto endereço criado por Walter Jr. O que muitos fãs não sabem, é que o site mostrado no episódio de fato existe e pode ser acessado nesse link aqui.
- Tanto Bryan Cranston (Walter White) e Aaron Paul (Jesse Pinkman) tiveram que aprender a fazer metanfetamina de fato para a realização da série. Os artistas foram instruídos por um real professor de química especializado no assunto. Mas as icônicas pedras azuis utilizadas nas gravações não passavam de simples balinhas.
- Assim como Flynn, o ator que o interpreta, R.J. Mitte, também tem paralisia cerebral. Ele sofre de uma paralisia moderada, mas nada disso o impediu de aprender a andar de muletas e a melhorar sua dicção para a performance nos episódios de Breaking Bad.
- Bryan Cranston (Walter White) chorou durante 15 minutos após gravar a cena em que um acidente ocorre no quarto de Jesse enquanto ele dormia com sua namorada.
- Um ponto fundamental na construção da narrativa foi a combinação de cores contidas nos cenários nos figurinos da série. Elas representam o reflexo das mudanças ocorridas na vida dos personagens que alteram o jeito que se vestem e o estado do ambiente em que estão. Quando Walter White foi diagnosticado com câncer, por exemplo, as cores ficaram mais fortes, por sua vez, a medida que se envolve com a metanfetamina, os tons são mesclados com o azul.
- Há uma teoria, baseada em fatos e observações lógicas, que quebram com todos os segundos finais do último episódio. Confira o vídeo, com spoiler, no link abaixo:
Se você é fã de programas em que os episódios estabelecem uma continuidade no enredo, muitos palavrões, uma boa dose de violência e personagens com personalidades extremamente marcantes, essa série é definitivamente feita para você. Mas lembre-se sempre de praticar o desapego…