#PontoCego: Homem-Aranha – De volta ao lar
Devido à profundidade do universo audiovisual, que muitas vezes passa despercebido pelo cinéfilo, começamos a escrever essa coluna. Aqui traremos os mais minuciosos detalhes do mundo cinematográfico que estavam escondidos, ou melhor, no ponto cego do espectador. Por Beatriz Kaiser, Bernardo Piva e Pedro Trevisan.
- De volta para casa
O próprio título do “Homem-Aranha: De volta ao lar” não faz referência apenas aos quadrinhos de mesmo nome. A trilogia protagonizada por Tobey Maguire foi exclusiva da Sony, mas agora em parceria com a Marvel, o Menino-Aranha (Tom Holland) está de volta a sua origem.
- A união do universo Marvel
Durante uma aula de ciências, logo ao fundo aparece a foto do cientista Bruce Banner, conhecido também como Hulk, que contextualiza o universo Marvel no filme. Além disso, o pai de Tony Stark, Howord Stark, aparece desenhado em uma parede da escola.
- Descendente de guerra
O diretor da escola de Peter (Kenneth Choi) é um descendente de Jim Morita, também interpretado por Kenneth Choi, um membro do comando selvagem que lutou ao lado do Capitão América.
- A nova Mary Jane
Ao longo do filme, Michelle (Zendaya) revela a Peter que os amigos a chamam de M.J, fazendo referência as iniciais de Mary Jane, a namorada de Parker (Tobey Maguire). Para esta nova geração, há um reposicionamento das visão da mulher no cinema, pois houve uma inversão da posição de Peter com M.J, já que ela é quem demonstra possuir um interesse romântico.
- Essa história daria um bom filme…
Durante a aula de ginástica, Michelle aparece lendo um livro chamado “Servidão Humana”, que relata a história de um garoto órfão que vive com seu tio e sua esposa. Muito similar a história do Peter de Tobbey Maguire, não?
- Novo herói dos quadrinhos
“De volta ao lar” introduz ao público, o universo do Aranha Miles Morales: o mais novo Homem-Aranha nos quadrinhos. Aron Davis (Donald Glover), o tio de Miles, é um ladrão que tenta comprar armas do grupo do Abutre.
- “May” the force be with you
O longa revela inúmeras referências a Star Wars, já que, agora, os direitos pertencem a Disney.
- Uma homenagem aos clássicos
A cena em que o Homem-Aranha corre destruindo as casas e uma referência ao clássico “Curtindo a vida adoidado”. A cena é acompanhada pela trilha sonora do clássico, além do mais, o filme pode ser visto na TV de uma das casas da vizinhança.
- Um pequeno detalhe QUASE despercebido
Durante dois momentos no filme cruza a imagem para fazer uma transição de cena, um garoto usando uma fantasia de mascote, muito similar a um tigre alaranjado. O que isso significa? Não sabemos. Teorias acerca disso são muito bem-vindas nos comentários.
- Alguém disse referências!?
Os cartazes de divulgação do filme são uma referência aos clássicos de comédia adolescente, assim como trilhas sonoras que marcaram o cinema.