O Fenômeno do BTS
O quão significativo é ver uma banda coreana lotar estádio no Brasil
Assim como o fenômeno do KPOP, o BTS trouxe um novo significado para o consumo de música estrangeira no país. Para você que não compreendeu muito bem sobre o que estamos falando acima, a gente te explica. KPOP é o estilo musical de pop coreano, já o BTS é uma banda desse nicho que vêm conquistando fãs por onde passam e principalmente alcançando esse público pela internet.
O grupo formado por sete jovens, inovou ao levar para o público um novo tipo de músicas estrangeiras, apresentando letras não só em inglês, mas também no próprio coreano. Esse intercâmbio cultural, gera uma grande transformação da recepção de outras realidades.
A principal prova dessa mudança é que Jeon Jung-Kook, Park Ji-min, V, Suga, Jin, RM e J-Hope esgotaram ingressos para o show dessa final de semana (25 e 26 de maio) aqui no Brasil, no Allianz Parque, em São Paulo. Lotar um estádio é para poucos, e o que parecia impossível e tradicional, se tornou inovador e significativo.
A “BTS World Tour Love Yourself: Speak Yourself” conta com uma série de oito shows em estádios, que vão da América do Norte, América do Sul, Europa até a Ásia.
Fã desde o final de 2015, quando teve seus primeiros contatos com o grupo, Kathia Terumi, 20, explica como começou a fazer parte desse universo. “Conheci a cultura coreana por indicação de amigos e me aprofundei nela, porque as músicas têm um conceito bem diferente do estilo ocidental”. E complementa: “Em partes, muitas pessoas ainda são receosas e preconceituosas quanto a cultura oriental, mas acredito que o fato de gostar de um grupo ou banda é o que tem mais impacto quanto aos julgamentos”.
Para a estudante Beatriz Kuabara, 18, existe uma realidade não tão feliz envolvendo grupos de música como BTS, mas o amor e talento transmitidos é capaz de alterar esse cenário sombrio. “A grande maioria dos fãs compreendem a realidade por trás dos artistas coreanos, como os pagamentos que são quase inexistentes, contratos abusivos, empresas envolvidas em grandes escândalos de trabalho forçado. São informações que você descobre logo quando entra nesse mundo”, afirma Beatriz.
A estudante acredita que o contraponto aos problemas são as próprias letras. “O que mais me chama atenção no grupo são as músicas com letras profundas, que não contam um clichê romântico ou um término doloroso. As músicas vão além, falam sobre amor próprio, sentimento de felicidade e tristeza, sonhos, solidão, momentos da sua vida na qual você se sente perdido e muito mais”, ressalva Beatriz.
Para finalizar, Beatriz e Kathia reafirmam a questão principal do quão significativo é o crescimento do BTS, o que leva os meninos a alcançarem o patamar de maior banda de pop do mundo.
“O show promete momentos mágicos, com um público brasileiro que irá cantar todas as musicas bem alto e irá impressionar os artistas. O povo brasileiro se interessa por aquilo que está em alta, e no momento, é o KPOP. No entanto, o gênero tem algo de especial que faz com que as pessoas passem de meros ouvintes à grandes fãs”, diz Beatriz.
“Podemos esperar muito, visto que os shows em outros lugares têm sido incríveis. Além disso, o poder das ‘Armys’ brasileiras (grupo de fãs mais conhecido) é gigantesco. Acredito que pelo fato do BTS ser muito popular aqui e o ‘fandom’ (grupo de fãs) ser enorme, seria um ótimo mercado consumidor desse estilo musical”, pontua Kathia.
Foto: Reprodução