O fortalecimento do corpo e alívio para mente

O pilates surge como uma opção eficaz para o bem estar e contra o sedentarismo dos brasileiros

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil está entre os países mais sedentários do mundo, tanto entre homens (40,4%), quanto entre mulheres (53,3%). Diante desse cenário, o pilates tem sido visto, cada vez mais, com bons olhos no país. 

Ainda segundo a  OMS, a incidência de lesões no tronco, muito alta no país e que, em geral, atinge de 60% a 80% da população. Por isso, muitos brasileiros também têm recorrido ao método como auxílio em reabilitações ou prevenção contra diversos males. 

Apesar do pilates não ser considerado um esporte de alto impacto, a atividade promove condicionamento físico e emagrecimento. A especialista em método pilates, Bárbara R. Celeri, 31 anos, hoje atua em seu próprio espaço, o Celeri Studio Pilates, na Zona Norte de Sorocaba. A educadora física explica que além dos fins terapêuticos, o método ainda promove o fortalecimento muscular, o alongamento, a mobilidade articular, um corpo mais definido, o alinhamento postural e melhora a capacidade respiratória e circulatória, dentre tantos outros benefícios. 

Com a rotina atribulada, somada a outros fatores psicossociais, é inevitável o desgaste físico e emocional que podem ocasionar problemas como o estresse, a depressão, crises de ansiedade e baixa autoestima. Por isso, hábitos  saudáveis são essenciais para que as tarefas do nosso dia a dia sejam cumpridas com excelência. “Dentre várias opções, o pilates surgiu como uma alternativa eficaz, pois se baseia em exercícios de concentração, respiração, exercícios desafiadores que conectam corpo e mente e estimulam a autoconfiança e o alívio de tensões, liberando endorfina e serotonina para o cérebro, substâncias responsáveis pela sensação de prazer e bem estar”, explica Bárbara.

Praticante de pilates há cinco anos, Cristiane Oliveira, 38 anos, iniciou suas aulas por indicação médica e afirma que o alongamento proporcionado pelo pilates a ajudou a fortalecer seu corpo todo. “Para mim, pilates é bem estar físico e a união da turma para rir”.

O repertório de exercícios parte do nível básico, vai até o avançado e todos são adaptáveis, permitindo que todas as pessoas possam experimentar, independente das condições físicas e outras limitações. “Existem várias maneiras de aplicar determinado exercício. É responsabilidade do instrutor aplicar da forma mais eficaz e confortável para seu aluno. O Pilates só não é indicado se houver restrição médica! Pilates é para todos!”, complementa Bárbara Celeri.

“O criador do método, Joseph Pilates, dizia que o ‘condicionamento físico é o primeiro requisito para a felicidade’. Pilates é isso, cuidar do corpo, respeitar a mente, se desafiar e descobrir que é capaz. É escolher se sentir bem, consigo mesmo, todos os dias”, conclui Bárbara.