Novas formas da mesma arte

 

Não é fato desconhecido que as plataformas de streaming estão tomando as rédeas da produção audiovisual em todo o planeta. Netflix, Amazon e Hulu já são responsáveis por séries e filmes que conquistaram muita gente. E na temporada de premiações de 2020 estão mostrando que não só a gente, elas conquistaram, também, a crítica. 

Confira as produções indicadas nas maiores premiações: 

 

No Globo de Ouro, quando se fala em filmes, até agora só a Netflix aparece:

Nas categorias melhor filme de DRAMA e MUSICAL/COMÉDIA, o site se destaca com O Irlandês, História de um Casamento, Dois Papas e Meu nome é Dolemite. 

Destaque também na categoria direção, o mestre Martin Scorsese é indicado por O Irlandês, um projeto que não teria sido concluído se não fosse a plataforma. 

Em atuação, os atores de História de um Casamento, Dois Papas, Meu Nome é Dolemite e o Irlandês são reconhecidos.

Quando se fala em roteiro, Dois Papas e O Irlandês também receberam indicação. 

Agora séries, as três marcas representam: 

Na categoria melhor de série de Drama: The Crown da Netflix e The Morning Show da novata AppleTV+ se destacaram. Em Comédia, o sucesso britânico, Fleabag, e o americano Marvelous Ms.Maisel representam a Amazon Prime Video, e Método Kominsky e The Politician, a Netflix. 

Já em série limitada para TV, Unbelievable traz a Netflix, The Act representa o Hulu e a já mencionada Fleabag, o Amazon Prime Video. 

No Oscar, a Netflix aparece 24 vezes e consolida seu protagonismo na produção audiovisual atual. 

Tanto em filme como atuação, os filmes História de um Casamento, O Irlandês e Dois Papas receberam indicações. Em animação, o espanhol Klaus e o francês Eu Perdi Meu Corpo representam a Netflix. Na área de documentários, o brasileiro de Petra Costa, Democracia em Vertigem, e o estadunidense, American Factory são os longas da plataforma indicados. Na categoria curtas, A Vida em Mim foi indicada e nos últimos três anos, a Netflix venceu a categoria de curta não-ficção duas vezes.