Parasita: Vencedor do Oscar

A cada ano que passa, novos filmes inovam e marcam geração. Os filmes do Oscar, e principalmente, os vencedores do tão cobiçado prêmio, são sempre lembrados. Recentemente, o vencedor da categoria “Melhor Filme”, foi um filme de língua não inglesa, sendo o primeiro na história. 

 

O filme “Parasita” retrata a vida de uma família desempregada, é de origem Coreana. Durante o longa, a família envia seu filho para dar aulas particulares de Inglês para uma garota de família rica. Logo, a família do menino arruma uma forma de se infiltrar na mansão, mas os segredos e mentiras acabam custando caro.

 

O filme não tinha feito muito sucesso aqui no país do futebol, mas após levar a estatueta mais concorrida do mundo cinematográfico, muitos cinemas voltaram a exibir o longa. 

 

Muitos espectadores tiveram opiniões distintas sobre o longa. O jovem Felippe de Giuseppe, 19, é estudante de Publicidade e Propaganda na Escola Superior de Propaganda e Marketing, e diz que não esperava que o filme Coreano fosse levar a estatueta, ele acreditava que o filme de Joaquin Phoenix fosse o vencedor da categoria.

 

Todavia, Giuseppe acha que Parasita mereceu sim o prêmio. “Só não achei que o filme fosse ganhar na época, porque não havia assistido ainda. O jeito como o filme carrega uma crítica social de um jeito descontraído chamou minha atenção.” diz Felippe.

 

O estudante acrescentou que o filme é extremamente bom e intrigante, com uma crítica social bem ”pesada”. “Para mim, o filme coreano inovou a bilheteria do país, já que foi o primeiro grande filme conhecido de lá. Pela primeira vez, fui ao cinema ver um filme que não fosse americano ou europeu”. 

 

O filme de Bong Joo Ho inovou por ser o primeiro filme de não língua inglesa a ganhar o Oscar, mostrando ao mundo que não somente os filmes ingleses são bons, mas sim muitos filmes que são produzidos ao redor do globo. O preconceito com filmes não americanos existe pela falta de divulgação que há dos outros filmes que são feitos em inúmeros países.