Isi&Ossi

Comédias românticas são conhecidas por suas personagens opostas, enredos viciantes e finais clichês. Com o globalização das culturas, cada vez mais passamos a conhecer produções cinematográficas ao redor do mundo, saindo dos populares hollywoodianos. O novo filme alemão da Netflix, “Isi & Ossi”, traz um novo olhar sobre os clássicos, sem sair do padrão, mas trazendo um novo conceito do que é amor.

Isabelle Voigt é uma jovem de 20 anos que sonha em ser chefe de cozinha. Filha de um bilionário, Isi sempre teve de tudo, mas ao mesmo tempo, nunca teve nada. Seus pais sempre foram estritos quanto ao seu futuro, não dando brechas para escolhas. A jovem sempre teve dificuldades nos estudos, reprovando diversas vezes. Quando descobre que sua entrada na faculdade foi na verdade paga pelos pais, a garota decide provar que a única responsável por sua felicidade é ela mesma, conhecendo assim Ossi.

Ossi é um jovem da periferia que nunca teve muito na vida. Sem pai e com o avô na cadeia, foi obrigado desde a infância a ter responsabilidade e a ajudar sua mãe no posto de gasolina da família. Ossi acredita não possuir inteligência para ter um futuro decente, apenas se conseguir ser reconhecido pelo seu maior talento: o boxe. Sem patrocinadores, o garoto precisa arranjar dinheiro para pagar pela sua primeira luta com um lutador da liga alemã.

O primeiro encontro clichê de Isi e Ossi ocorre em uma lanchonete de beira da estrada. Como em muitos romances com personagens de classes diferentes, a relação dos dois começa por meio de um acordo. De um lado, a liberdade. Do outro, a realização de um sonho.

Uma coisa importante de ressaltar é que, mesmo sendo alemão, o filme não mostra muito da cultura do país. Os cenários e o roteiro em nada exalta traços culturais que muitos filmes “estrangeiros” tentam evidenciar. Essa é uma das características mais importantes  ao se falar de “Isi&Ossi”. A americanização das produções cinematográficas nos faz crer que, se um filme não é produzido nos EUA, cenas culturais são necessárias para contextualizar os telespectadores. Porém, o dia a dia monótono é parecido em grande parte do país.

Continuando com o enredo, Isi e Ossi sabem que não combinam. Claro, durante a narrativa vemos o amor surgir onde antes só tinha cifrões, mas, quando ambos conseguem o que querem, seguem com a vida conscientes que nunca mais se verão. Ao contrário da maioria das comédias românticas, o casal não decide ficar junto independente do que seja. Ossi segue com seu sonho de ser lutador e Isi, que não sabia direito o que queria, compra uma lanchonete para conseguir sua adorada independência, sem a necessidade de depender dos pais.

Isi&Ossi não deixa de ser mais uma comédia romântica com final clichê, mas são suas pequenas peculiaridades que fazem a experiência valer a pena. O avô rapper, o lutador que conta letras  e a patricinha cozinheira, tudo isso torna o filme um dos melhores lançados até o momento. Além de ser possível praticar alemão, é claro.