Resenha: Um Passado de Presente
“Um Passado de Presente”, dirigido por Monika Mitchell, é um filme natalino lançado pela Netflix em 2019. “A Knight Before Christmas”, título original em inglês, é uma comédia romântica leve. Se você espera algo inovador, talvez essa não seja a produção ideal para você, mas certamente é algo descontraído para assistir depois de um dia desgastante.
Imagine ter passado recentemente por uma decepção amorosa e de repente se deparar com um cavaleiro do século XIV. Este é o início da trama, em que Brooke (Vanessa Hudgens) é uma professora e está se preparando para o Natal junto de sua família, quando o cavaleiro Sir Cole (Josh Whitehouse) aparece mágicamente na cidade. Eles acabam se encontrando e a personagem de Hudgens se dispõe a ajudar o homem que veio do ano 1300.
Sir Cole é enviado do passado ao momento presente por uma feiticeira com o propósito de descobrir sua missão, que tem como data limite a véspera de Natal. O longa mostra a interação do casal, algumas aventuras, o contraste das personagens e seus costumes de diferentes épocas. O que é realmente diferente é a confirmação que os filmes natalinos da Netflix se passam em um mesmo universo. Em um momento é exibido, na televisão da casa da professora, um trecho do filme “Resgate do Coração” e também há a citação do Reino de Aldovia, cenário de “O Príncipe de Natal”.
O espírito natalino é presente do começo ao fim, mostrando a importância do amor, amizade, gentileza, solidariedade e caridade. Traz também a ideia de “milagre de Natal”, mesmo que aqui a fórmula de comédia romântica se repita, ainda é capaz de deixar o coração quentinho. O filme se encerra com o “conflito final” em que o cavaleiro tem que decidir seu destino.