Tendência e Moda
Imagem: Reprodução Pinterest
Se você curte ficar horas assistindo dicas, truques ou conteúdos voltados para a moda em geral, você já deve ter se deparado com vídeos falando de curiosidades sobre esse meio. Atualmente, algo que está sendo muito comentado no Tik Tok é a diferença entre moda, estilo e tendência. Você sabe diferenciar uma da outra?
Não faz muito tempo desde que a internet foi tomada por roupas e acessórios muito usados nos anos 2000, como: calças capri, mini saias, óculos máscara, correntes de corpo, brilhos, entre outros. Nesse caso, essa moda Y2k é definida como uma tendência, pois foi algo que voltou com grande força para os olhos do consumidor, o que, consequentemente, movimenta o mercado. “As tendências surgem meses antes das coleções, a partir do trabalho de profissionais especializados nisto que estudam o comportamento dos consumidores e o cenário sociocultural. As tendências expressam o que as pessoas estarão desejando em tal período e o que melhor se encaixará no cenário social em questão.”, explica Rafaela Sibulka, estudante no curso de Negócios da Moda.
“O impacto que as tendências causam no mercado é por conta de estas andarem lado a lado com a velocidade do campo da moda, ou seja, é a renovação de tendências que vai fazer com que as pessoas comprem de tempos em tempos e é o desejo dos consumidores por novas tendências que vai fazer com que as marcas lancem coleções em períodos menores. Portanto as tendências podem ser consideradas grande parte da razão da fast fashion, que impactam o processo de produção e fim de vida dos itens de moda.”, continua Rafaela.
No caso da moda, ela se refere não apenas às roupas, mas a uma época. A moda, então, é mutável e vai transformando segundo estações. “A moda é um campo da arte; engloba todo o processo de produção das roupas e vestimentas, todas as ideias e questões sociais, e também engloba as tendências. Sendo assim, a diferença entre elas é que a tendência é uma área da moda.”, comenta Sibulka.
No entanto, o estilo já é algo diferente pois trata-se de algo pessoal. Por mais que recebamos uma total influência do mercado da moda, o estilo está atrelado aos gostos, características individuais e personalidade. Sendo assim, cabe a pessoa adaptá-lo segundo a sua preferência, humor e estilo pessoal. O grande segredo, nesse caso, é ser você mesmo.