Resenha: Garota Exemplar
Garota exemplar é um thriller psicológico que, antes de parar nas telinhas do cinema, já era um livro interessante e muito famoso, escrito por Gillian Flyn. Protagonizado por Ammy Dunne (Rosamund Pike) e Nick Dunne (Ben Affleck).
No dia do quinto aniversário de casamento, Nick chega em casa e percebe que sua esposa não está lá, além disso, a casa está toda revirada. Ele fica preocupado e chama a polícia. Logo, começam as investigações.
Desde o começo das investigações o comportamento de Nick é estranho, ele parece um homem frio e que não está tão preocupado em encontrar a esposa, isso faz com que a população da cidade do Missouri comece a achar que ele tem algum envolvimento com o desaparecimento de Amy.
Antes da mudança para o Missouri, eles eram o típico casal nova-iorquino, e a Amy, até então, parecia gostar dessa vida. Até que a mãe de Nick adoece e ele decide ir morar no Missouri para ficar perto dela. Então, Amy se vê em uma posição de infelicidade, ela teria que mudar sua vida, deixar a cidade grande de lado e se acostumar com a cidade pequena, tudo porque seu marido decidiu que seria assim.
O começo do relacionamento dos Dunny era bom, tinha aquela atração, borboletas na barriga e, também, tinha amor. Mas com o passar dos anos isso foi se perdendo. Em uma cena emblemática do filme, Amy conta que Nick sempre quis que ela fosse a “cool girl”. Cool girl seria a garota que concorda com tudo, que nunca fica brava, que está sempre disponível para seu marido, a garota perfeita, que na verdade, não existe. E quando Amy parou de agir assim, o seu marido mudou totalmente, e achou uma nova garota, sua amante Andie (Emily Ratajkowski).
Todo ano, no aniversário de casamento, Amy preparava uma caça ao tesouro, para que Nick seguisse as pistas e no final encontrasse sua recompensa. Ela preparou a caçada antes de desaparecer, então, as primeiras pistas para achá-la estavam nas pistas da caça ao tesouro. No meio da investigação os policiais acham um diário da mulher, que condena muito seu marido, pois lá ela escreveu que tinha medo dele e do que ele poderia fazer com ela.
Ao longo do filme Nick tenta provar sua inocência, algo que é muito difícil de acreditar, pois Amy fez de tudo para que Nick fosse condenado pelo seu desaparecimento. É uma trama cheia de reviravoltas que vale muito a pena ser assistida.
Garota Exemplar tem uma pegada bem psicológica que mostra a ambiguidade da loucura por parte do casal. Em alguns momentos pensamos que Amy é louca, e em outros pensamos que o Nick é louco. Mas o desfecho do filme nos mostra como a mente dos dois é doentia e é por isso que eles estão juntos. É um dos melhores filmes construídos psicologicamente que o cinema já viu. Ele é inteligente, perspicaz, te prende até o final e faz um nó na sua cabeça.