A moda de Wanda Maximoff por meio das décadas
Se tem uma coisa que está dando o que falar no universo da Marvel, e fora dele também, é a série “WandaVision”. De acordo com dados da Parrot Analytics, publicado pela revista Forbes, no seu quinto episódio, “WandaVision” se tornou a série mais vista do mundo. E não é para menos, levando em consideração cada detalhe pensado para o roteiro, trilha sonora, iluminação, cenário e figurinos.
Com o decorrer da história do casal Wanda e Visão, as décadas vão passando, e em cada uma delas podemos analisar a riqueza de detalhes nos figurinos dos personagens. E é por isso que o Portal WHIZ listou cada década presente na série e as referências utilizadas nos figurinos de Wanda Maximoff.
ANOS 50
O primeiro episódio da série, “Filmed Before a Live Studio Audience”, é ambientado nos anos 50. Os looks de Wanda representam muito bem essa época, com extrema delicadeza e feminilidade. Os vestidos utilizados pela personagem, nesse episódio, seguem um mesmo padrão da época: as saias rodadas que vão até o joelho, a cintura marcada e os acessórios clássicos, como pérolas. Uma curiosidade no figurino desse episódio é o vestido de noiva de Wanda, que foi inspirado em Audrey Hepburn.
ANOS 60
No segundo episódio, “Don’t Touch That Dial”, inspirado nos anos 60, um dos pontos altos em questão de figurino foi o look utilizado por Wanda como assistente de palco no show de talentos do bairro. O par de luvas, em conjunto com a cartola, a meia calça e o body, remetem bem à essa década. Em um outro look de Wanda, utilizado em uma reunião com suas vizinhas, a personagem utiliza calças e sapatilhas, que começam a ser usadas, de fato, de forma feminina, somente nos anos 60.
ANOS 70
O terceiro episódio, “Now in Color”, vivido nos anos 70, tem como principal marca do figurino o movimento hippie. Totalmente colorido, com muita estampa e modelagens completamente diferentes do que havia sido visto até esse episódio, o figurino segue uma vibe mais “livre” e sem regras. O look mais icônico do episódio, é sem dúvidas o “look gestante” de Wanda: a manga morcego, as botas e os cabelos enormes e extremamente lisos são o ponto alto desse figurino.
ANOS 80
O quinto episódio, “On a Very Special Episode…”, que se passa nos anos 80, tem uma inspiração maior ainda nos sitcoms da época, como a série “Full House”. As calças com cintura super alta, estampas geométricas ou mais puxadas para tons pastéis e os cabelos volumosos, tomam conta do figurino de Wanda no episódio.
ANOS 90
Se pudéssemos resumir a vibe do sexto episódio, “All-New Halloween Spooktacular!”, em uma palavra, seria: retrô. Apesar de as fantasias serem formadas com base nos anos 90 (como o veludo das luvas de Wanda e a meia calça cor de rosa, tendências fortes da década de 90), outra inspiração da para seu figurino foi a própria roupa original e clássica da personagem Feiticeira Escarlate nos quadrinhos.
ANOS 00
Seguindo a linha cronológica, chegamos aos anos 2000 no episódio sete, “Breaking the Fourth Wall”. A entrada no século XXI é mostrada de forma brutal. O roupão e o moletom remetem a um conceito mais puxado para a série “Modern Family”, e as cores mais sóbrias seguem mais a linha de moda daquele ano.