A polêmica do racismo de Arthur Nory
Vídeo de 2015 mostra o ginasta fazendo piadas racistas sobre o companheiro de equipe
Bronze no solo das Olimpíadas Rio 2016, o ginasta Arthur Mariano Nory viu seu passado racista ser descoberto pela internet. Um vídeo em que faz piadas racistas sobre o companheiro de equipe Ângelo Assunção despertou a ira de torcedores brasileiros. Enquanto canais esportivos e portais na internet transmitiam a competição final, telespectadores e internautas descobriam e divulgavam as informações sobre o ocorrido.
Durante o episódio, Nory e outros dois companheiros de equipe “brincavam” com Assunção. “O saco do supermercado é branco, o de lixo é preto por quê?”, foi uma das frases proferidas por ele, ao lado de Ângelo, que estava visivelmente constrangido com as declarações. A Confederação Brasileira de Ginástica afastou os atletas e, mais tarde, Nory, ao lado dos dois amigos que apareceram no vídeo, Henrique Flores e Felipe Arawaka, pediram desculpas publicamente.
Em entrevista ao Portal Uol, Ângelo declarou que o acontecido já foi esquecido. “Não tenho mágoas, de verdade. Inclusive somos muito próximos. Torci muito por ele. Tenho muito orgulho do Nory. Agora eu espero que ele seja um medalhista também fora do tablado.”, comentou.
Porém, a polêmica reascendeu após a declaração do técnico de Arthur, Cristiano Albino. “Já é um assunto esquecido. Não temos que voltar em coisa ruim. Vamos falar de medalha. Foi comprovado judicialmente que foi uma brincadeira entre amigos. Se fosse assim, eu deveria entrar na Justiça porque me chamavam de narigudo na escola”.
Nory comentou vagamente sobre o assunto. “Sempre aprendemos com os erros, sempre. E isso vale também para a ginástica. Eu cresci bastante, amadureci bastante. Não é querer ser o melhor só ali dentro, no treino, é querer ser melhor como pessoa também. Quem trabalha junto com a gente, sabe da nossa essência, acredita junto. Na Olimpíada você escuta muita crítica, muito elogio, e o que conta é estar com a cabeça boa, focado no seu trabalho e fazer o que mais ama”.