A Stock Car New Generation já é realidade

Em 2025, a Stock Car, principal campeonato automobilístico nacional, passará por mudanças que prometem trazer ainda mais competitividade para as pistas. Após 45 anos de história, os sedans deixam a categoria para dar espaço aos SUVs (veículos utilitários esportivos, em tradução livre). Porém, essa não é a única mudança. Movimentações importantes no grid e a chegada de nomes de peso do esporte como o Hélio Castroneves, também marcam a nova temporada do campeonato

Os SUVs que agora estarão nas pistas são o Chevrolet Tracker, Corolla Cross e Mitsubishi Eclipse Cross. Dentre as diversas mudanças dos novos modelos, com certeza a introdução da asa móvel, inspirada na Fórmula 1, é o que o público está mais ansioso para ver. Quando ativada, a perspectiva de ultrapassagem se torna ainda maior, principalmente nas retas, o que traz mais competitividade para o campeonato.

Chevrolet Tracker da equipe TMG Racing – Foto: Página do instagram da TMG Racing
Corolla Cross da equipe Ipiranga Racing – Foto: Página do instagram da AMattheis Motorsport
Mitsubishi Eclipse Cross da equipe Eurofarma RC – Foto: Página do instagram da Eurofarma RC

A incorporação das novas tecnologias geram mais velocidade, sustentabilidade, segurança e conexão com o público. A instalação de câmeras 360º aos carros elevaram para outro patamar a imersão e interação dos fãs, permitindo que o público acompanhe os pilotos de pertinho nos momentos de adrenalina.

A estreia dos SUVs nas pistas aconteceu no autódromo de Interlagos no primeiro final de semana de maio e já arrancou elogios dos pilotos. Felipe Fraga, piloto da Eurofarma RC e o primeiro campeão da nova era da Stock Car, afirmou: “É um carro maravilhoso, nem se compara com o anterior. Você vê que é um carro bem feito, bem montado, muito forte. Não acelerei tudo, mas achei bem legal e dá para sentir que é uma evolução muito grande”.

Foto: Página do instagram do piloto Felipe Fraga

No final de semana de estreia, a Vicar, empresa responsável por organizar a Stock Car, incluiu mais treinos livres no sábado com o intuito de proporcionar mais tempo de pista aos pilotos para adaptação técnica. , Desse modo, as equipes puderam ter mais oportunidade de extrair o máximo de conhecimento e potencial dos novos carros. Além disso, apenas os 15 primeiros pontuaram ao cruzarem a linha de chegada.

Apesar das alterações durante essa primeira etapa, os finais de semana de corrida seguem o mesmo: sexta-feira, dia de treino; sábado, treino seguido de classificação; no domingo, as corridas 1 e 2, no qual apenas os 20 primeiros pilotos a cruzarem a linha de chegada pontuam. A primeira corrida vale 30 pontos para o primeiro colocado, já a segunda 24. Porém, a segunda corrida acontece com o grid invertido, um formato que consiste na troca entre os 10 primeiros colocados ao fim da corrida inicial. Ou seja, quem venceu a 1ª prova larga na 10ª posição, enquanto o 10º colocado larga na pole, e assim sucessivamente até que todos estejam organizados da maneira correta.

Com todas essas novidades não dá pra perder essa temporada por nada. Corre que ainda dá tempo de acompanhar a categoria e escolher pra quem vai a sua torcida.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *