A trajetória histórica dos Jogos Olímpicos
As Olimpíadas acabaram, mas as memórias e lembranças de tudo que aconteceu ficaram em nosso coração. Não somente esta, as edições como as do Rio 2016, Londres 2012, Pequim 2008 e Atenas, em 1896. Então, o Portal WHIZ separou algumas curiosidades sobre os Jogos Olímpicos de verão no decorrer da história.
Origem
Para a mitologia grega, o rei Hércules criou as Olimpíadas, por volta de 2.500 a.C. O intuito era homenagear Zeus, seu pai. Mas, oficialmente, Atenas foi a cidade que sediou a primeira olimpíada, em um formato parecido aos que acontecem hoje, em abril de 1896, com 14 países e 241 atletas ao todo, que competiam em nove modalidades.
Desde então, os Jogos Olímpicos passaram a ser realizados de quatro em quatro anos, com exceção no período que aconteceu a Primeira e Segunda Guerra Mundial – 1914, 1918,1939 e 1945.
Foto: reprodução
Cerimônia de abertura
Foi apenas em 1908 que ocorreu o primeiro desfile de bandeiras na cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos, em Londres. As delegações marchavam juntamente com seus países, como nos dias de hoje, parecido com um desfile. E, após a Primeira Guerra Mundial, no ano de 1916, em Berlim, houve uma grande revolução nas aberturas: a bandeira olímpica, a revoada de pombas e o juramento dos atletas. Com o passar dos anos, outras tradições foram aparecendo, como a da chama olímpica, acendida no final de toda cerimônia – algo que já era tradicional da Grécia Antiga. O projeto da primeira chama olímpica foi do arquiteto Jan Wils.
Maior recordista
Com 28 medalhas, sendo 23 do pódio mais alto, três de prata e duas de bronze, o nadador americano Michael Phelps é o dono do título. No total de quatro Olimpíadas ele obteve esse mérito. O campeão mundial alcançou oito medalhas de ouro em 2008 e, no ano de 2004, seis de ouro e duas de bronze. Além disso, Phelps bateu 39 recordes mundiais ao longo de sua carreira atlética.
Foto: reprodução Twitter
Sede brasileira
E quem não se lembra do icônico Rio 2016? Pela primeira vez, o Brasil e a América Latina sediaram os Jogos Olímpicos de verão. O evento recente foi um momento memorável para todos os brasileiros.
Foto: reprodução Twitter
Paralimpíadas
Apenas no ano de 1960 foram oficializadas as Paralimpíadas, jogos destinados aos atletas com deficiência, com 400 inscritos de 23 países. No mesmo formato que acontece nos dias de hoje, os Jogos Paralímpicos iniciam após os Olímpicos. No dia 05 de setembro começam as Paralimpíadas de Tóquio 2020.
Foto: Reprodução Twitter
Pois bem, as Olimpíadas é para todos uma grande apresentação de todas as modalidades de esportes. O mundo se prepara durante 4 anos, de maneira as vezes, precária, mais dando tudo possa que fazer dos seus atletas grandes estrelas no pódio ao receberem merecidamente a tão sonhada medalha. Não importando se é de bronze, prata ou ouro. O importante é competir e representar com honrar e Glória a sua Pátria. Parabéns aos atletas, que guerreiramente participam desta grande Festa.