Adidas x Puma: A briga de família que dividiu uma cidade
Uma rivalidade de irmãos que criou duas das maiores empresas de equipamentos esportivos do mundo
Puma e Adidas são duas das marcas esportivas mais famosas do mundo e ambas possuem uma história interligada por conta de seus criadores. A trajetória das duas empresas se inicia no ano de 1920, em uma Alemanha pós 1ª guerra, na pequena cidade de Herzogenaurach. Na época os irmãos Adolf e Rudolf Dassler criaram uma empresa conhecida como “Fábrica de sapatos dos irmãos Dassler”. Adolf, (conhecido como “Adi”), era o mais novo, o responsável pela criação dos sapatos e o pai da Adidas, já Rudolf, (conhecido como Rudi), era o mais velho, que cuidava das vendas da empresa e foi o fundador da Puma.
Assim como em muitas empresas, as ideias dos sócios podem acabar sendo opostas. Na “Fábrica de sapatos dos irmãos Dassler” não foi diferente e o fato de serem irmãos com esposas que não se davam bem atrapalhou ainda mais a continuidade da empresa. “É uma rivalidade que por mais que a gente pense em ser diferente e inusitada é mais comum do que parece, empresas familiares existem, só que não existem tantas com a mesma grandeza de Adidas e Puma”, conta Jotapê Saraiva do canal Brand Bola. Ele finaliza dizendo que é uma das maiores rivalidades familiares que já existiu, não só no mercado esportivo mas no mercado da moda como um todo.
A rivalidade entre Adi e Rudo pode ter ido longe demais durante a II Guerra Mundial, (onde a empresa dos irmãos era filiada ao partido nazista), na época apenas Rudolf havia sido convocado para servir às tropas nazistas enquanto Adolf continuava a cuidar da empresa dos irmãos. Então, Rudolf acusou seu irmão mais novo e a esposa de serem os responsáveis por apenas ele ter sido convocado para o exército, para que Adi ficasse com a empresa só pra ele.
Mesmo após cem anos da criação da primeira empresa, os calçados continuam a ser o principal produto que Adidas e Puma oferecem no mercado dos dias atuais. “Os tênis de esporte, que eram aqueles de academia, têm uma adaptação pra você usar no dia a dia e esses tênis começaram a fazer parte do nosso estilo de vida”, Guilherme Porrino, co-fundador do site modasemmistério.
As duas empresas estão mesclando moda e conforto nos calçados e em grande parte de seus produtos. “Hoje em dia, a roupa e os tênis que você usa na academia, são peças que você também vai poder usar para sair, você não fica limitado a só um ambiente”, afirma Lucy Matos, também co-fundadora do modasemmistério. “As pessoas perderam esse medo de pensar que tênis é só para treino e que tênis é só para semana. Eu nunca vi tanta gente no instagram, tanta blogueira fazendo propaganda de tênis”, completou Julia Siqueira, outra co-fundadora da modasemmisterio.
Adidas e Puma são marcas muito famosas no ramo esportivo, mas elas estão investindo cada vez mais para diversificar seus públicos e a prova disso são as collabs com famosos fora do mundo do esporte e o investimento enorme em street wear. “As marcas esportivas tem alimentado muito o mundo da moda, porque elas têm várias linhas de streetwear, que influencia muito no mercado”, relata Ana Carolina Sant’Ana Shumiski, assistente de criação e estudante de moda. Os produtos dessas marcas entregam o que prometem ao consumidor, com roupas de boa qualidade e alguns conjuntos e coleções inusitadas.
Para aqueles que procuram dicas de moda, a recomendação de quem atua diretamente ligado a esse mercado é de que o consumidor fique o mais confortável possível, encontre seu estilo único e se pergunte: “Quem você quer mostrar que você é para as pessoas?”.