Alerta: perigo de tubarão
No último sábado, 15, o estudante brasileiro Arthur Médici morreu após ser atacado por um tubarão enquanto praticava surf na praia de Newcomb Hollow, em Cape Cod, Massachusetts, EUA. Autoridades locais afirmam que recentemente há relatos da presença de tubarões brancos, espécie mais agressiva, nas proximidades da praia onde ocorreu o ataque.
Os tubarões são os reis dos mares e não costumam ser muito sociáveis com seres humanos. Nós não estamos na sua dieta, mas eles são bastante ameaçados pela interferência humana, cada vez mais ativa, em seu habitat natural. Assim como alguns animais que passam a adentrar a zona urbana das cidades devido à devastação de seu meio, o reflexo da interferência humana no habitat do tubarão é que esses peixes acabam ficando mais perto das praias. Um grande exemplo disso foi o aumento nos casos de ataques de tubarão em Pernambuco após a construção do Porto de Suape.
Em entrevista a ISTOÉ, Marcelo Szpilman, diretor do Instituto Aqualung e biólogo, afirma que: “Quando o porto de Suape foi construído nos anos 1970, o mangue no local foi aterrado e duas bocas de rios foram fechadas. Esses locais eram usados para a desova”. Após isso, desorientados, os grandes peixes mudaram sua rota e começaram a interagir mais de perto com o homem.
Que atire a primeira pedra quem não ficaria com medo de uma praia onde já houve ataques de tubarão. Conheça agora alguns lugares que valem a pena tomar bastante cuidado:
- Recife e região metropolitana, Pernambuco (Brasil)
Há quase três décadas, o litoral de Pernambuco vem sendo muito conhecido pelos ataques de tubarão. O primeiro ocorreu em 1992 e já foram contabilizados 62 casos, com 24 mortos. A praia de Boa Viagem é uma das mais frequentadas, mas é também muito perigosa. Com águas quentes, o litoral abriga espécies como tubarão cabeça chata e tubarão-tigre.
- New Smyrna Beach – Flórida (EUA)
A praia no nordeste da Flórida foi batizada de a capital dos ataques de tubarão. Entre 1996 e 2008, 20% dos casos no mundo ocorreram lá. Foram mais de 200 ocorrências, mas nenhuma delas fatal. Em setembro de 2016, três banhistas foram atacados em menos de três horas. A região é conhecida pela grande presença do tubarão cabeça-chata.
- Coffin Bay (Austrália)
A Austrália é muito conhecida pela sua diversidade de fauna, mas é a cidade de Coffin Bay que se destaca pela presença de tubarões – e dos mais perigosos, como o tubarão-branco. A cidade ao sul do país é protegida por um parque nacional marinho e, apesar da paisagem paradisíaca, tem alto índice de ataques.
- Gansbaai (África do Sul)
A cidade localizada a 2 horas da Cidade do Cabo é bastante conhecida pelo turismo e também por ser a “Capital Mundial do Tubarão Branco”. A praia de Gansbaai Beach é um reduto dessa espécie, que pode ser vista facilmente até da areia. Para quem gosta de emoção, dá até para mergulhar em uma jaula, com os tubarões nadando bem perto de você.
- Jeffreys Bay (África do Sul)
Considerada um dos templos do surf mundial, a praia de Jeffreys Bay é mais uma da África do Sul que habita o temido tubarão-branco. A cidade da costa africana faz parte de uma das etapas do Campeonato Mundial de Surf (WSL), mas os tubarões de vez em quando fazem algumas visitas aos atletas. Em 2015, o surfista Mick Fanning escapou por pouco de um ataque de tubarão-branco durante a competição.