Cara a cara: Karol Resende
Com mais de 5.8 milhões de curtidas no TikTok e 200 mil seguidores no Instagram, a carioca nos conta como se tornou a mulher bem-sucedida que é hoje.
Nascida no Rio de Janeiro, a influenciadora de beleza se define como uma contadora de histórias. Tudo começou quando estava no Ensino Médio. Tinha dúvidas sobre qual profissão seguiria no futuro, assim como a maior parte dos estudantes de hoje em dia.
Karol adorava se maquiar e foi seu amigo na época, Victor – hoje seu marido, que a saga de se tornar uma maquiadora de sucesso teve início.
Atualmente Karolyne, ou como prefere ser chamada, Karol Resende, é empresária, maquiadora há sete anos, com especialização no atendimento de noivas há cinco e é dona de mais de 20 certificados de especialista na área da beleza, sendo quatro deles em Colorimetria e Colorismo. Para atender ainda melhor suas clientes pretas, desenvolveu um método de maquiagem exclusivo para peles escuras. Além de ministrar cursos e atuar como influenciadora digital e tiktoker nas horas vagas.
Conversamos com a empresária para saber um pouco mais de sua vida, trabalho, trajetória e, ainda, os seus planos para o futuro. Confira a seguir!
WHIZ: Seus dois últimos vídeos, onde você detalha o seu método de maquiagem para peles pretas, no aplicativo TikTok, bateram 1.1 milhões e 2 milhões de visualizações, respectivamente. Como você avalia toda a repercussão que os dois vídeos geraram?
KR: Eu fiz aquilo com a melhor das intenções, como falei no último vídeo que fiz com a intenção de explicar a polêmica. Eu tenho especialização na área e tenho propriedade para falar sobre o assunto e usar os termos mais corretos “profissionalmente falando”, para me referir ao tom de pele de uma pessoa! Sempre fui uma maquiadora preocupada com a satisfação das minhas clientes, de um modo geral. Eu sei que o público preto/negro me abraçou e entendeu minhas intenções. Continuarei fazendo o meu trabalho, sem medo.
WHIZ: Seus vídeos contando sobre o seu casamento quase arranjado, digno de contos de fadas, foram muito repostados em perfis no Instagram. Você sabe mensurar como as pessoas reagiram aos vídeos e ao tema em si? Gostaria de dizer algo para elas?
KR: Eu nunca imaginei que tomaria essa proporção! Começou como uma brincadeira, e eu só queria que as pessoas rissem. Acabei despertando um misto de sentimentos nas pessoas, mostrando que o amor só precisa ser aceito.
Eu quero dizer que temos que dar a oportunidade de sermos felizes e nos valorizar antes de tudo! Quando nós amamos de fato, enxergamos facilmente o que merecemos de outras pessoas.
WHIZ: Se pudesse escrever uma carta para a Karol, lá do Ensino Médio, o que você escreveria nela?
KR: Garota, você nem imagina o que te espera… muitas coisas vão se realizar na sua vida, mas você deve ser esperta e ter muito amor próprio! Não se apegue às emoções momentâneas, continue firme em todos os seus propósitos, vai valer a pena, por favor não desista! Valorize quem te valoriza. Nos vemos em breve.
WHIZ: Quais palavras você escolheria para definir a pessoa que você é?
KR: Dedicação, força e resiliência.
WHIZ: No começo, você enfrentou muito preconceito e críticas vindas por parte de sua família por ter escolhido fazer um curso de maquiadora e viver da profissão. Hoje, com todos os frutos que você colheu e ainda colhe, você sente que os olhares de sua família mudou? Eles estão orgulhosos de você?
KR: Eu sempre fui muito decidida e dedicada, nunca fui uma pessoa influenciável. O feminismo sempre correu forte na minha veia, e mesmo sendo adolescente, eu era dona de mim e das minhas escolhas! Minha família sonhava com minha faculdade, mas eu não suportava pensar que passaria mais tempo dentro de uma sala de aula, me enchendo de coisas que não me preenchiam. Lidar com o preconceito foi bem mais fácil do que comprar meu material por exemplo, por isso eu me concentrava no que realmente precisava me concentrar. Eu não queria provar nada para ninguém, eu apenas queria me dedicar e conquistar meus objetivos! Hoje minha família se enche de orgulho. E eu sou grata por onde cheguei, quero alcançar ainda mais, se Deus permitir.
WHIZ: Suas 3 maiores qualidades, e 3 características que gostaria de mudar?
KR: Difícil essa… (risos).
Qualidades: Dedicada, justa e amigável.
Eu gostaria de ser mais calma para lidar com coisas da vida, normalmente sou muito nervosa e isso me faz desandar as vezes.
WHIZ: Por fim, você disse que ainda tem muito a almejar. Quais os seus objetivos que ainda não alcançou?
KR: Eu quero levar meu trabalho a um novo nível, quero influenciar pessoas de forma boa e responsável. A maquiagem é muito mais do que vemos por aí, é sinônimo de auto-estima. É fazer uma mulher se descobrir de mil maneiras sendo apenas uma! Quero abrir a minha boca e chocar pessoas com conhecimento e informação útil.
Em breve, lançarei cursos em plataforma online, para alcançar todo o Brasil com meu conteúdo. Eu quero fazer o bem para as pessoas e inspirá-las através do meu dom. Esse sem dúvida é meu maior objetivo!