Cara a Cara: Maria Joana Chiappetta

Amante do teatro, a atriz conta um pouco sobre sua experiência no mundo da televisão.

 

Vencedora da “Dança dos Famosos” de 2017, a atriz Maria Joana Chiappetta, 33 anos, participou também de várias novelas, dentre elas “Araguaia”, “Flor do Caribe” e “Sol Nascente”. A carioca conta para a WHIZ como é viver como atriz nos tempos de hoje, seus principais obstáculos e as melhores e piores coisas que enfrenta em sua carreira.

Com “Araguaia”, Maria estrelou em seu primeiro papel como Sargento Maria da Glória Mourão, atuando ao lado de grandes estrelas da rede Globo, como Murilo Rosa, Henri Castelli, Bruna Marquezine e Cleo Pires. A novela das seis durava em média 50 minutos e estreou em 2010. 

Em 2011 e  2012, ela começou a participar de alguns episódios em novelas grandes, como “Fina Estampa”,  “Avenida Brasil”, “Cheias de Charme” e “Malhação”. A atriz diz que todos seus trabalhos foram incríveis, sem exceção, e como é grata por cada um deles.“Eu, graças a Deus, encaro todos os desafios como grandes conquistas. Então, hoje, sou grata por ter feito trabalhos lindos e desafiadores que me fizeram crescer e amadurecer.”

Após 6 anos participando de novelas, Maria Joana entrou para a “Dança dos Famosos” em 2017 e foi embora como vencedora! Ela relatou que sempre pensava em dar o seu melhor e fazer bonito, mas que não imaginava ganhar. Esse trabalho precisava de muita dedicação e entrega, e foi assim que ela diz que encarou todo o processo. “Me divertia a cada semana. Encarava como um novo personagem e achava uma delícia a criação de uma história contada por meio da dança. Achei sensacional. Mudou a minha vida!”, disse. Em 2018 foi vencedora na 7ª temporada do programa Super Chef Celebridades.

Maria Joana na 14ª edição da Dança dos Famosos
Foto: Divulgação

Ela também contou sobre a maior dificuldade da carreira: a instabilidade financeira: “Não temos muitos lugares e oportunidades. Somos muitos e, no final das contas, são poucos que conseguem se estabilizar”.

Em 2013, a carioca recebeu um papel na novela “Flor do Caribe” ao lado de Grazzi Massafera, Bruno Gissoni e José Loreto. Na novela, ela fez par romântico com José Henrique Ligabue. Maria Joana comenta como adora saber da história do outro, entender o ponto de vista de cada um e saber de onde vieram. Esse foi um dos motivos da sua paixão pela atuação, pois gosta de enxergar a vida através de outro olhar.

Em 2014, ela estreou na Netflix com a série norueguesa “Lilyhammer”, em que ela se envolve com o protagonista, Roar, na terceira temporada. Além de “Lilyhammer”, “Meu Amigo Encosto” e “Malhação: Sonhos” foram outros trabalhos que a carioca teve durante o ano de 2014. Em 2015 ela deu vida à personagem Michele em “Além do Tempo”, uma novela de Elizabeth Jhin. No ano seguinte, ela participou da novela da Globo: “Sol Nascente”, em que fez o papel de Carol.

A atriz diz que ama atuação desde pequena, e a paixão pelo palco foi influência da sua irmã. Sua primeira aula de teatro foi aos 12 anos, mas já falava sobre desde os 5. “Cada vez mais, amo essa arte e descubro que ainda tenho muita coisa pra aprender. É um eterno aprendizado e isso me motiva!”