Cara a cara: Mr. Poladoful
Já se foi há muito tempo a época em que o YouTube era terreno fértil para o crescimento de jovens aventureiros na carreira de youtuber. O que não falta hoje são canais, dos mais variados tipos e temas. São apenas alguns jovens sortudos que conseguem se destacar na multidão. A WHIZ conversou com um deles: Mr. Poladoful, codinome de Gabriel Dantas, dono do canal de mesmo nome com quase 5 milhões de inscritos, sobre sua trajetória na carreira digital.
Carismático, ele conta que quando se aventurou no ramo nem havia o termo “youtuber” ainda. “Comecei em 2012, por hobby, fazendo gameplays engraçadas quando estava no ensino médio”, lembra. Seu grande diferencial era não mostrar quem era no canal: “Eu era estranho, mais do que sou hoje. Preferia manter o anonimato pra ter algo de diferente em relação aos outros criadores que faziam de tudo para crescer a própria imagem. Além disso, tinha vergonha de aparecer e não me sentia confortável falando – sim, eu usava uma ‘voz do Google’ pra narrar. Por isso, treinei minha edição para que os vídeos ficassem bons mesmo eu não me expondo”, revela Gabriel, hoje com 22 anos.
O fator suspense provocava curiosidade nos inscritos e o direcionou a aperfeiçoar a qualidade de seus vídeos. Foi tão bem-sucedido nessa tarefa que em 2015 ganhou um concurso de vídeo internacional com uma bolsa de 10 mil libras para estudar cinema em Londres. A oportunidade era incrível e Mr. Poladoful decidiu abdicar do canal no YouTube com um vídeo de despedida em que mostrou o rosto pela primeira vez. “Cheguei a pensar que, por eu ter vencido o concurso, teria que pausar o canal e por isso decidi aparecer, mas, foi o contrário. O canal explodiu e eu continuei mais firme do que nunca. Como todos eram curiosos pra saber quem eu era, a notícia se espalhou rápido e eu também melhorei e expandi meu leque de conteúdos”, explica o youtuber.
Gabriel diz que foi um divisor de águas para sua carreira. “Percebi que o canal podia ser mais que um hobby. “Pessoas mais influentes me chamavam para gravar e eu fiquei muito mais livre pra pirar nas ideias a partir do momento que eu podia falar e aparecer na frente da câmera”. Realmente pirar nas ideias. Quem visita o canal do youtuber se surpreende com a quantidade e pluralidade de conteúdos. Desde animações, como Max, o Peixe Telescópio e Meu nome é John, a vlogs estáticos sobre pesquisas aleatórias na internet, o que prende o espectador é a personalidade única e – é preciso admitir – a velocidade alucinante das falas de Mr. Poladoful. Isso sem falar dos vídeos musicais que são, de fato, um espetáculo de edição e criatividade. “Os musicais são escritos e dirigidos por mim, com ajuda de André Loureiro. As músicas foram mixadas por mim, mas percebi que hoje não tenho conhecimento suficiente para isso, então, passei a terceirizar. As bases atuais tem sido feitas pelo Theo RenZyx e outros produtores. A partir da próxima, a mixagem será feita pelo Raul, que mixa o Michel Teló”, revela Gabriel.
Fora as próprias programações, o jovem também foi o apresentador da primeira temporada de “Só pra Parodiar”, da Multishow, um reality game show que mesclava a dinâmica da TV com a do YouTube, e do comercial da Fanta, “Donas da P**** Toda”, feito em forma de competição com outros youtubers. Mr. Poladoful conclui com dicas para quem quer se aventurar na carreira: “Tenha um segundo plano porque hoje é quase impossível. O YouTube funciona apenas como uma vitrine que deve ser usada para apresentar o que sabe fazer e conquistar algum mercado fora da plataforma”.
Foto: Reprodução