Confete na alma e samba no pé
Para celebrar a diversidade cultural brasileira, conheça o carnaval dos diferentes cantos do país
“Já é Carnaval!” E uma semana antes do feriado, São Paulo consegue juntar mais de um milhão pelas ruas, como no bloco Baixo Augusta. Muito álcool, trios elétricos, de gente que exagera à galera que odeia a folia. O Carnaval é esperado por muitos e há quem diga que o ano só começa, de fato, depois dele. Em meio aos excessos e à libertinagem sexual, escapa-se da mente que, na real, o Carnaval é uma festa cristã.
As etimologias populares dizem que o termo vem do latim carne vale, que significa “adeus à carne”, relacionando ao período da quaresma, do jejum da carne. Então, por isso, as festas ocorrem durante fevereiro ou início de março. Pelo período da pré-quaresma.
Esse Carnaval moderno, dos desfiles e fantasias, nasceu na sociedade vitoriana do século XX e teve Paris como seu expoente para o mundo, levando a festa a todos os cantos. Aqui no Brasil, terra de miscigenação e de diferentes culturas, o Carnaval se dá de diferentes formas. A WHIZ separou uma lista dos principais tipos de comemoração:
São Paulo e Rio de Janeiro
As escolas de samba, sobretudo aquelas de São Paulo e Rio de Janeiro, são as mais esperadas no Sambódromo do Anhembi e na Rua Marquês de Sapucaí. As fantasias, os carros e a harmonia conquistaram o Brasil e cada ano ficamos mais surpresos com a beleza dos desfiles.
Foto: Reprodução
Manaus
As toadas de boi com batida carnavalesca animam o Carnaboi, que acontece no sambódromo. Fantasiadas com o Tururi, parecido com o abadá, as torcidas organizadas dos bois Garantido e Caprichoso esquecem a rivalidade e seguem o baile com diversas coreografias.
Foto: Reprodução
Recife
O tradicional e grandioso Galo da Madrugada toma conta da capital pernambucana no sábado de carnaval. Além disso, pelas ruas blocos passam com diversas manifestações culturais, seja o frevo, maracatu, samba, rock, reggae e outros.
Foto: Reprodução
Olinda
O famoso encontro de Bonecos Gigantes reúne diversos blocos pela cidade.
Foto: Reprodução
Salvador
O típico ritmo axé puxa os milhões de foliões pelos cordões nas ruas da cidade. Os circuitos carnavalescos são muito conhecidos e atraem turistas de todas as partes.
Foto: Reprodução
Blocos de rua
Espalhados pelo país, trios elétricos puxam os foliões pelas ruas do país. De graça, os “bloquinhos” se multiplicam, trazendo artistas, temáticas, garantindo muito glitter e marchinhas para todos os carnavalescos.
Foto: Reprodução