Confronto de gigantes
Montagem: Edward Pepe e Bianca Gasparetto
Real Madrid (ESP) e Liverpool (ING) se enfrentam em Kiev, Ucrânia, no próximo dia 26, às 15:45, na final da UEFA Champions League da temporada 2017/2018. O time espanhol tem 12 títulos da competição e disputa sua quarta final em 5 anos. Já o time inglês, pentacampeão da Europa, teve sua última final em 2007, quando foi derrotado pelo Milan de Kaká, Pirlo e companhia.
O Real Madrid, liderado pelo técnico francês Zinédine Zidane, ganhou o título dos dois últimos torneios que disputou. Repleto de craques do nível do melhor do mundo Cristiano Ronaldo, artilheiro da competição com 15 gols, Sergio Ramos, Marcelo e Bale, o time madrilenho não começou a temporada mostrando seu futebol que se destacou no velho continente nesta década.
Após avançar em segundo lugar em seu grupo, o Real Madrid passou pelo PSG, Juventus e Bayern de Munique, sendo as duas últimas classificações com lances polêmicos de arbitragem. Terceiro lugar no último campeonato espanhol, o título do torneio é visto como necessário para encerrar bem a temporada.
O Liverpool ganhou sua última taça em 2005, após vencer o Milan em Istambul. Essa é a primeira Liga dos Campeões que o time da cidade dos Beatles disputa desde a temporada 2008/2009. Após crises e resultados amargos nos últimos anos, em 2015 assumiu o técnico alemão Jurgen Klopp, com quem voltou a ter bons resultados.
Com o melhor ataque desta temporada, com 40 gols, o Liverpool vem forte com seu trio Roberto Firmino, Mané e Salah, destaque do time e artilheiro do campeonato inglês. Os reds avançaram em primeiro lugar no seu grupo e deixaram para trás Porto, o poderoso Manchester City de Guardiola e a Roma. O título viria como consagração ao poderoso time inglês que se viu ofuscado nos últimos anos.