Efeito Despacito

foto: montagem por Bianca Gasparetto

O que há além da música mais ouvida de 2017

O hit de Reggaeton Despacito, parceria do porto-riquenho Luis Fonsi com o rapper Daddy Yankee e, posteriormente, com o cantor Justin Bieber, completa 1 ano em 2018. A música foi a primeira canção latina a estar no topo da Billboard Hot 100 desde 1996, quando “Macarena”, do grupo espanhol Los Del Rio, esteve no topo das paradas norte-americanas. A música também se tornou o clipe mais visto do mundo no YouTube, em 2018, com mais de 5 bilhões de views, superando “See You Again” de Charlie Puth e Wiz Khalifa.

O estilo musical caribenho surgiu no Panamá, em meados das décadas de 1970 e 1980. Porém, foi em Porto Rico que começou a fazer sucesso. O Reggaeton é um gênero de música urbana e recebeu influências de diversos estilos como a salsa, o hip-hop, o eletrônico e o dancehall (ritmo jamaicano semelhante ao reggae). Desde seu início, recebeu críticas por abordar sobre sexualidade e por sua dança, perreo, semelhante à posição sexual dos cães.

Para muitos, o gênero musical é feito apenas por “Gasolina”, hit de Daddy Yankee, produzido em 2004, e Despacito. No entanto, outros artistas também fazem sucesso no mundo latino-americano:

 Maluma

Colombiano de 22 anos, o artista começou a fazer sucesso em 2015 quando lançou os hits “Borro Cassette” e “El Perdedor”. Em 2016, Maluma lançou parcerias de sucesso, como “Sim ou Não” com a brasileira Anitta e “Chantaje” com a também colombiana Shakira. No ano seguinte, “Corazón” e “Felices Los 4” fizeram sucesso entre as paradas mundiais. Em 2018, lançou recentemente com o americano Jason Derulo uma música para a Copa do Mundo da Rússia, “Colors”.

Sebastian Yatra

Também nascido na Colômbia, o cantor de 23 anos começou sua carreira em 2013, mas foi em 2016 que alcançou o sucesso com “Alguien Robó”, parceria com Wisin e Nacho, e “Traicionera”. Em 2018, se prepara para o lançamento de seu primeiro álbum, “Mantra”, em que se encontram os novos sucessos, “Por Perro” e “LOVE”. Gravou recentemente uma versão em espanhol da música “Cheguei Pra Te Amar” com a baiana Ivete Sangalo.

Piso 21

A banda formada em Medellín, Colômbia, em 2007, marcou os 10 anos de sua existência com o sucesso “Déjala que Vuelva” com Manuel Turrizo. Além disso, o grupo já gravou parcerias com Maluma, em “Me Llamas” e fez sucesso também em 2016 com “Besándote”.

CNCO

A banda formada em 2015 durante o reality “La Banda” acaba de lançar seu segundo álbum, “CNCO”, e uma parceria com o cantor brasileiro Luan Santana na música “Mamita”. Seu principal sucesso é a música “Reggaeton Lento”, com mais de 1 bilhão de visualizações no YouTube e que foi regravada com a girlband Little Mix, em 2017.

J Balvin

O artista de 32 anos, com sua “Mi Gente”, superou Despacito no top 100 da Billboard em 2017, chamando atenção de Beyoncé, com quem gravou uma versão em inglês da música. No entanto, desde o início de sua carreira vem lançando sucessos. Em 2015, fez uma parceria com Anitta em “Ginza” e recentemente lançou duas músicas com a brasileira, “Downtown” e “Machika”. Gravou também uma versão em espanhol da música “Bum Bum Tam Tam” com MC Fioti. Atualmente, seu novo álbum “Vibra” já está em pré-venda.

No Brasil, o Reggaeton já começou a conquistar fãs, como a jovem Flávia Poppe, de 18 anos. Ela afirma que conheceu esse estilo musical durante uma viagem à Califórnia, em 2016. Para a entrevistada, o ritmo é como o “nosso funk” e é tocado bastante em festas. Além disso, Flávia acredita que o reggaeton conquistou principalmente os jovens por seu estilo dançante e espera que, no futuro, o gênero será conhecido não apenas na América Latina, mas mundo afora.

Alguns cantores brasileiros já perceberam esse sucesso e também se aventuraram a cantar o ritmo latino. As cantoras Cláudia Leitte, com “Taquitá”, e Anitta com “Paradinha”, “Machika”, “Indecente”, “Downtown” e “Você Partiu Meu Coração”- parceria com Nego do Borel e Wesley Safadão – fazem bastante sucesso no território nacional.

Para você que se interessou por esse estilo, não se preocupe! A Whiz fez uma playlist para você se manter conectado com os hits do Reggaeton.

https://itunes.apple.com/br/playlist/reggaeton/pl.f6c4a5e52ae149608ecdda63fdd5d4fb

11 thoughts on “Efeito Despacito

  1. Pela leitura dessa matéria e de outros textos que Edward escreveu, com certeza ele será um grande jornalista. Parabéns Edward, sucesso na sua vida.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *