Efeitos reais para cenas especiais
Não é atípico encontrarmos efeitos especiais na produção de filmes nos últimos anos. Contudo, alguns diretores ainda preferem fazer tudo à moda antiga, ao construir cenários apenas para a gravação de seus filmes, dando um tom de realidade as telas de cinema. Por isso, o Portal WHIZ listou para você alguns espaços que foram criados apenas para a gravação de filmes.
1.Indiana Jones: Os caçadores da Arca Perdida
No primeiro filme da série, ganhador do Oscar em 1982, a produção procurou em todas as lojas de animais, de Londres e do sul da Inglaterra, pelos mais diferentes tipos de cobras e levou aos sets todas as que conseguiram encontrar apenas para filmar a sequência em que Indiana Jones aparece cercado por dezenas de cobras. De acordo com o diretor Steven Spielberg, nove mil cobras foram utilizadas na gravação. Dentre elas, espécies venenosas, como a cobra-coral, também faziam parte da cena. Graças a isso, toda a equipe de filmagem teve que aprender a lidar com as cobras e como distingui-las.
2.Matrix Reloaded
O filme produzido pelo casal Wachowski, criou um dos maiores sets já construídos na história do cinema. A rodovia de Matrix Reloaded, vista na cena de perseguição, foi construída com 2,4 quilômetros de extensão em uma base naval americana, na Califórnia. No local também foi preciso construir um muro de quase seis metros que escondesse a cidade de São Francisco nas laterais. Para a cena, a empresa automobilística General Motors doou mais de 100 veículos, cuja maioria foi destruída totalmente.
3.A Origem
O filme A Origem, um dos filmes mais famosos do diretor Christopher Nolan, possui uma cena em que um trem invade a rua e passa por destruindo todos os carros à sua frente. Para o diretor, considerado um perfeccionista, a cena deveria ser real e por isso a realizou em um ambiente construído. Para isso, um trem foi montado em cima de um eixo estendido de um carro e foi conduzido por todo o perímetro da rua. Da mesma maneira que o trem, todos os carros que foram atropelados pelo caminho eram reais.
4.Apocalipse Now
Uma das cenas mais polêmicas da história da produção de filmes no cinema é a de Apocalipse Now, na qual o diretor Francis Ford Coppola, reconhecido pelo seu filme anterior O Poderoso Chefão, queimou uma floresta de verdade. A cena de abertura mostra o exército americano atacando as florestas vietnamitas com as bombas napalm. Tais florestas foram realmente destruídas com a permissão do exército das Filipinas, onde o filme foi gravado, que também permitiu a utilização de helicópteros militares para gerar um clima de guerra realista durante as gravações do filme.
5.Batman: O Cavaleiro das Trevas
No filme Batman: O cavaleiro das Trevas, segundo longa da triologia, em um momento o vilão Coringa explode um hospital inteiro. Para essa cena, o diretor Christopher Nolan construiu um hospital em um antigo estacionamento e filmou sua explosão com o ator Heath Ledger, arriscadamente próximo ao local. A explosão do hospital foi complexa, pois os explosivos ficaram dispostos de modo que o prédio desmoronasse sequencialmente. Por conta disso, a equipe de filmagem tinha apenas uma chance de gravar tudo corretamente, sendo a cena assim, feita em um único take, sem qualquer tipo de edição.