“Empatia é o que precisamos hoje mais do que tudo”

Diretor vencedor de melhor filme estrangeiro discursa contra Donald Trump na premiação do Oscar

No dia 26 de fevereiro de 2017, durante a premiação do Oscar que foi marcada por gafes e polêmicas, como o erro ao anunciar o vencedor de melhor filme, uma atitude em especial chamou a atenção de todos. A ausência do diretor iraniano Asghar Farhadi, vencedor de Melhor Filme Estrangeiro com “O Apartamento”, na premiação e seu discurso contrário à Donald Trump.

Por conta da medida tomada pelo atual presidente dos EUA de barrar a entrada de pessoas de 7 países no território norte-americano, o diretor e toda a equipe do filme, que seriam exceções e poderiam acessar a região, se recusaram a comparecer à premiação como forma de protesto à Trump.

Mesmo ausente, Asghar teve uma ideia criativa para poder demonstrar sua indignação. Ele foi representado por duas figuras iranianas de grande relevância nos Estados Unidos: a engenheira Anousheh Ansari, primeira mulher a fazer turismo espacial, e Firouz Naderi, antigo diretor de explorações solares da NASA.

A reação perante tal atitude foi tamanha, que o prefeito de Londres Sadiq Khan, filho de imigrantes paquistaneses, realizou uma exibição pública do longa iraniano e logo após, discursou contra as medidas anti-imigrantistas tomadas pelo governo dos Estados Unidos.

Asghar Farhadi nasceu em 1972 na cidade de Isfahan, no Irã e começou a se interessar pela produção cinematográfica na adolescência. Para concretizar o objetivo de se tornar diretor, em 1986, ingressou na Sociedade de Cinema Juvenil de Esfahan.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *