Enfim férias
A equipe do Portal Whiz escolheu três destinos para quem procura lazer e diversão nessas férias.
Com a chegada das férias, a procura por destinos para descansar e aproveitar o tempo livre cresce e com a diversidade de roteiros e formas de viajar, as possibilidades se tornam quase infinitas. Uma pesquisa feita com universitários entre 17 e 26 anos mostra que as cidades litorâneas lideram, com 80%, o ranking de interesse de destino. No entanto, a metrópole e o interior não ficam para trás.
As praias conquistam os jovens corações pois são de fácil acesso, além de não pedirem roteiros elaborados. Uma das mais procuradas, é Ilhabela, localizada no litoral norte de São Paulo. Beatriz Tanabe, 18 anos, moradora da cidade, garante que os melhores passeios incluem sempre muita aventura, como andar de jipe ou dar voltas ao redor da ilha de barco, bote ou escuna. “Você pode ir a uma determinada praia por trilha e voltar por mar, desse modo conhece a ilha de duas maneiras diferentes.”, ainda complementa Beatriz.
A praia do Curral, no sul da ilha, conhecida por suas águas claras e pelas companhias de tartarugas e golfinhos, é muito popular e badalada, e está sempre lotada devido à facilidade do acesso, além de contar com muitos bares e restaurantes. Ir para a ilha não será uma das viagens mais econômicas, pois além dos gastos, como por exemplo, estadia e alimentação você paga para entrar e sair de lá. Na entrada, você gasta aproximadamente R$26,00 de pedágio de balsa (para finais de semana e feriados, durante a semana é mais barato) e para sair você paga um valor estipulado de acordo com seu veículo para taxa ambiental (o valor é revertido para coleta de lixo e para tratamentos médicos para os animais da cidade).
“O ideal é pesquisar muito e fazer reservas antecipadas. Os restaurantes são de ótima qualidade e o preço é médio, próximo do que os paulistanos estão acostumados em restaurantes tradicionais na capital. O gasto vale muito a pena, pois a ilha é diferente de tudo que eu conheço.” afirma Beatriz.
Para quem quer fugir do litoral outro destino são as cachoeiras. A Serra do Cipó é atualmente uma das principais províncias turísticas do estado de Minas Gerais. Inserida na região metropolitana de Belo Horizonte, na Estrada Real e no Circuito do Diamante, possui inúmeras cachoeiras, riachos e nascentes pouco afetados por atividades humanas, sendo referência para ambientes aquáticos. E ainda, possui uma das floras mais diversificadas do mundo. Na região é possível praticar atividades ao ar livre.
Pedro Henrique Kumaira, 26, revela que o lugar mais famoso da Serra é o Véu da Noiva,
que fica em uma área particular. A cachoeira conta com uma piscina natural e é de fácil acesso. Em relação aos gastos, Kumaira revela ter achado bem econômica a viagem, “o lugar possui boas opções de hospedagem e alimentação. Alguns passeios são pagos e alguns não. Espero voltar para conhecer o resto do lugar.”
Outro destino que escolhemos foi Buenos Aires. A capital argentina é um dos roteiros mais procurados pelos brasileiros, devido à grande quantidade de voos e, a frequência com que as companhias aéreas oferecem promoções, sendo assim um incentivo a mais para os viajantes. Buenos Aires se renova a cada dia e quem se apaixona pelo lugar faz questão de voltar outras vezes, fazer novos passeios e conhecer novos lugares. Bruno Mendonça, 19, que esteve na capital, revelou que os cinco melhores passeios que fez foi Puerto Madero, Caminito, La Bombonera, Zoo de Lujan e a Feira de San Telmo. Na questão econômica Mendonça diz que vale muito a pena, “com a desvalorização do peso, acaba saindo mais barato que viajar para alguns lugares do Brasil mesmo.”, e ainda complementa “Vale muito a pena, pois além de conhecer uma nova cultura, Buenos tem muitas opções de turismo e lazer que podem satisfazer qualquer tipo de público”.