Especial Oscar: melhores filmes
A premiação acontece nesse final de semana, 4 de março, e nós da Whiz dividimos em duas matérias especiais um pouquinho sobre os indicados para a categoria de melhor filme.
A Forma da Água – Apesar de a obra de Guilherme del Toro ser ambientada em 1962, de antiga não tem nada. A narrativa aborda temas discutidos atualmente, como o papel das minorias na sociedade e sexismo. O filme tem uma jovem muda, uma mulher negra e um artista homossexual como personagens principais, e apesar da presença da criatura aquática na trama, no decorrer do filme fica claro que o único ser monstruoso do longa é Richard Strickland, o coronel grosseiro, machista, xenofóbico e racista responsável pela criatura.
Três Anúncios de Um Crime – O longa passa muito longe de ser um filme policial comum. O elenco está impecável e 3 atores concorrem ao Oscar: Frances McDornand disputa o prêmio de atriz principal e Woody Harrelson e Sam Rockwell o de ator coadjuvante. A história mostra a raiva de Mildred Hayes, uma mãe que tem sua filha brutalmente assassinada, e parece não poder contar com o respaldo da polícia local. Assim como del Toro em A Forma da Água, Martin McDonagh aborda em sua obra temas sociais discutidos amplamente na atualidade, como violência doméstica e racismo. Apesar de se tratar de um drama, o filme arranca boas risadas dos telespectadores através de um humor ácido, além de sair do padrão maniqueísta de Hollywood – não há um herói, e nem um vilão.
The Post: A Guerra Secreta – Ao contrário do que muitos podem deduzir pelo título, o longa de Spielberg vai muito além de uma narração simples sobre um dilema vivido pelo Washington Post. O filme aborda e defende abertamente a liberdade de imprensa, um tema muito conveniente dado nosso contexto atual: a era Trump, tendo em vista o horror que o atual presidente tem da imprensa e os frequentes ataques que ele faz à mesma. Através da personagem de Maryl Streep também vemos os preconceitos relacionados à gênero que as mulheres enfrentam no mercado de trabalho, e Tom Hanks mostra ao público um jornalista ávido pelo direito de publicação. O filme retrata bem dilemas vividos por jornalistas, e além de toda a crítica, mostra bastante a importância da profissão.
O Destino de Uma Nação – Com Gary Oldman representando Winston Churchill, o filme se passa durante um episódio marcante da Segunda Guerra Mundial: a Operação Dínamo, também retratada por Christopher Nolan em Dunkirk, mas dessa vez do ponto de vista do gabinete. A atmosfera do filme é sóbria e tensa, assim como o momento vivido pelo Império Britânico, e os movimentos de câmera e a iluminação trazem dinâmica à produção.
Qual desses você acha que merece o prêmio?