Exclusividade não humana
Um novo estudo confirma que cães possuem a capacidade de reconhecer o vocabulário humano e suas entonações
Uma pesquisa realizada com treze cães, de diferentes raças, submetidos a exames em aparelhos de ressonância magnética, foi divulgada uma pela revista Science essa semana. Através dos exames foi possível perceber as reações dos cães à linguagem.
Os resultados revelaram que os cachorros reconheceram todas as palavras de forma diferente umas das outras, independentemente da entonação e o fazem utilizando o lado esquerdo do cérebro, como fazem os seres humanos.
Para a comunicação as palavras são essenciais, assim como a entonação. “Os seres humanos entendem a fala por meio do vocabulário e da entonação”, diz Andics, principal autor do trabalho e professor da Universidade de Loránd (Hungria).
O objetivo dos pesquisadores era comprovar se esses dois mecanismos também funcionam com os cachorros. Assim, os animais ouviram gravações com as vozes de seus instrutores que combinavam diferentes palavras, em diversos tipos de entonações, umas elogiando, outras neutras e outras mais severas.
“Este estudo é o primeiro passo para entendermos como os cães interpretam a fala humana, e pode ajudar no entendimento de como funciona a comunicação entre os cachorros e as pessoas, para torna-la mais eficiente”, explica Andics.
Os pesquisadores acreditam ainda que a domesticação desses animais pode ser uma influência nessa estrutura cerebral, permitindo-lhes possuir essa capacidade.