Feriado 5 de Maio
O feriado mexicano de “5 de maio” é muito comemorado nos Estados Unidos, sendo sempre usado para vestir chapéus mexicanos e beber tequila, mas vocês sabem qual é a real história de 5 de maio?
Para muitos considerado “aniversário do México”, 5 de maio é a data em que o México venceu a batalha de Puebla, a primeira vez que o exército mexicano derrotou uma potência bem mais preparada, que nesse caso foi a França.
Para os americanos, no dia cinco de maio eles celebram a cultura dos norte-americanos de ascendência mexicana, assim como St. Patricks Day comemoram os ancestrais dos irlandeses.
O feriado também tem grande importância para os latino-americanos por ser uma grande conquista, sendo uma heróica demonstração para nós latino-americanos que podemos vencer qualquer obstáculo possível em nossa vidas.
Por mais curioso que isso seja, o feriado é bem maior no Estados Unidos do que no próprio México! Na grande potência americana o feriado é celebrado com desfiles, festivais e festas temáticas. Além disso, a maior festa do “5 de maio” acontece na Califórnia, que atrai mais que 600.000 pessoas com comidas e características mexicanas.
Na cidade mexicana de Puebla, o feriado é comemorado com a reencenação da Batalha de Puebla. A batalha também é encenada em alguns pontos do EUA, como em San Diego. Inúmeras pessoas se vestem com roupas do séc XIX, e óbvio que os Mexicanos saem como vitoriosos!
O evento mais fofo desse feriado acontece no Arizona, e é conhecido como Festival de Chandler! A festa promove desfiles de chihuahuas, bem como corridas e concursos. Os chihuahuas rei e rainha são julgados com base em quem é o mais bem vestido, tem o melhor temperamento e é o mais elegante.