#Iluminarte – O surgimento de um Império cinematográfico.

 

Enquanto alguns dizem que as tramas de heróis são todas iguais e produtos de uma indústria cultural, a Marvel aproveita e inova ao fazer integrações em um mesmo universo, mas cada uma com seu estilo individual. Em seu portfólio, a empresa conta com filmes detentores de um ar dramático e um toque sombrio, como Capitão América: Guerra Civil,  e outros bem-humorados repletos de momentos cômicos, como Guardiões da Galáxia. Durante seus 11 anos de experiência e presença no cinema, o MCU (Marvel Cinema Universe) surpreendeu o público com o filme Guerra Infinita, que antecede o grande encerramento do ciclo dos vingadores clássicos (Homem de Ferro, Capitão América, Hulk, Thor, Viúva Negra e Gavião Arqueiro), e prepara os fãs para um ultimato que promete ser um divisor de águas para a franquia.

Em 2008, com Tony Stark (Robert Downey Jr.), a Marvel deu o primeiro passo para uma grande virada nos filmes de herói. O lançamento do longa marcou o início de uma caminhada em direção ao sucesso dos Vingadores e contou com a aparição de personagens importantes para o futuro desse universo, como J.A.R.V.I.S, inteligência artificial de Tony Stark, que mais tarde se tornou o “Visão”, um dos integrantes dos Vingadores, Phil Coulson, agente da S.H.I.E.L.D (agência de espionagem) e Nick Fury, líder da agência e a “cola” que uniu os Vingadores.

Primeira Fase

A fase inicial apresenta a origem de personagens queridos por uma legião de fãs de histórias em quadrinhos. O Homem de Ferro foi um start para essa trama e abriu caminho para o surgimento de novos heróis, como Hulk, um cientista “temperamental”, Capitão América, o primeiro vingador, e Thor, um dos filhos de Odin.

Todas essas histórias se cruzam para o fechamento da primeira fase de uma grande história em “Os Vingadores”, onde a equipe se junta para salvar a cidade de Nova York de um ataque feito por alienígenas e pelo Deus da trapaça, Loki, coordenado pelo grande vilão da série de filmes, Thanos. Em uma das cenas pós-créditos mais importantes desse universo, temos um vislumbre do que, mal sabíamos, seria a maior ameaça que os nossos heróis iriam enfrentar.

Trecho do primeiro filme dos Vingadores

Segunda Fase

Mais uma vez, Tony Stark abre uma nova fase em ”Homem de Ferro 3”. Neste momento, acompanhamos novas histórias de personagens que já conhecemos, além da introdução de novos, como a Feiticeira Escarlate em “Vingadores a Era de Ultron”, “Homem Formiga” e uma nova equipe de heróis em “Guardiões da Galáxia”.

Imagem de divulgação do filme Guardiões da Galáxia
Imagem de divulgação do filme Homem-Formiga

Terceira Fase

O rompimento dos Vingadores inicia esse novo momento em “Capitão América: Guerra Civil”, onde eles se dividem e se enfrentam. Nesta etapa, conhecemos também novos personagens importantes para o fechamento de um ciclo: Homem-Aranha, Pantera Negra e Capitã Marvel. Para destacar ainda mais essa fase, temos os últimos filmes da equipe: Vingadores: Guerra Infinita – o primeiro confronto direto com o Titã Thanos, rapidamente apresentado no primeiro filme dos heróis – e Vingadores: Ultimato, no qual os heróis vão se reerguer e mostrar que não desistirão de salvar quem amam.

Imagem de divulgação do filme Capitão América: Guerra Civil

 

No último filme lançado até então, vemos a decadência dos heróis que víamos como imbatíveis, notamos sua vulnerabilidade e a força de um vilão com grandes motivações e com o objetivo de eliminar metade do Universo. Assim, a Marvel nos coloca novamente em frente a tela dos cinemas para ver os poucos vingadores restantes lutando por tudo o que perderam, afinal, muitos de seus companheiros de equipe sumiram com o estalar de dedos do Titã.

Cena do filme Vingadores: Guerra Infinita

 

Com isso, o nome da equipe nunca fez tanto sentido, afinal, eles estão dispostos ao que for preciso para vingarem parceiros e pessoas próximas. Tudo indica que o encerramento desse ciclo seja tão dramático quanto a primeira parte, contando com mortes de personagens tão queridos por todos.

Em 11 anos, cada detalhe culminou para que essa grande batalha final dos heróis contra Thanos se interligasse entre os filmes. As consequências do que está por vir são desconhecidas, mas sabemos que mudarão todo o Universo da Marvel. Segundo os irmãos Russo (Diretores dos Vingadores), esse filme também marca o fim de um ciclo que é maior que a franquia, sendo também uma homenagem para Stan Lee, ao encerrar suas aparições em filmes da empresa e marcar também o encerramento da terceira fase. Em um universo paralelo que transita entre Wakanda, Nova Iorque, Asgard e até mesmo os confins das galáxias, parte da viagem é o fim.