Informação promovendo a saúde

O Instituto Lado a Lado pela Vida trabalha para a conscientização sobre o câncer de próstata no Brasil

Uma estimativa levantada pelo INCA (Instituto Nacional de Câncer) e o Ministério da Saúde, mostrou que 31,7% dos casos de câncer no Brasil são de próstata, sendo 68 mil novos casos apenas em 2019. O dia 27 de novembro é considerado o Dia Nacional do Combate ao Câncer, mas, durante todo o mês de novembro, são realizadas campanhas para conscientização e prevenção do câncer de próstata. 

Em 2011 o Instituto Lado a Lado pela Vida se inspirou no movimento australiano “Movember” para criar a campanha Novembro Azul no Brasil. A fundadora e presidente do instituto, Marlene Oliveira, conta como a campanha se popularizou no país: “Em pouco tempo, esse movimento ganhou projeção e se transformou em uma ação de domínio público, a maior ação em prol da saúde do homem do país. Hoje, ela foi abraçada por instituições governamentais, ONGs, empresas e pela sociedade civil, transformando-se em uma grande mobilização que engaja milhões de pessoas em torno da prevenção de doenças e da conscientização para a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata”.

Atualmente o Instituto conta com especialistas da área da saúde em seu comitê científico. “Eles nos apoiam com a revisão de todo conteúdo informativo que é gerado para o Portal e para as nossas mídias sociais; participam, também, de eventos e palestras e atuam como porta vozes em entrevistas para diferentes mídias (jornais, revistas, emissoras de rádio e TV e mídias sociais)”, conta Marcela.

Os projetos para o mês de novembro deste ano foram iniciados após um evento de abertura realizado em frente ao prédio da FIESP, na Avenida Paulista, contando com uma equipe de enfermeiros que ofereceram atendimento gratuito para a população, incluindo medição de pressão e divulgação de informações sobre a importância do diagnóstico precoce. A presidente do instituto esclarece: “Também promovemos palestras pelo Brasil afora e participamos de programas em emissoras de rádio e TVs com entrevistas, sempre com foco em disseminar cada vez mais a informação de qualidade para a população e quebrar paradigmas e preconceitos. A cada ano e cada vez mais, as mídias sociais têm sido uma ferramenta importante e temos conseguido o apoio de diversas personalidades de variados segmentos, que divulgam a campanha em suas páginas aos seus seguidores”.

A empresa Hughes do Brasil foi parceira do Instituto Lado a Lado em uma ação que conectou um médico em São Paulo à moradores do Pará e Maranhão, que vivem em comunidades isoladas, levando informações sobre saúde e a prevenção da doença. Somada aos projetos, uma exposição fotográfica foi realizada na estação da Luz, em São Paulo, como ação de conscientização, onde foi distribuído material informativo sobre o câncer de próstata.

“Em 2018, as ações presenciais, via internet e imprensa atingiram 100 milhões de pessoas. Brevemente, teremos os resultados de 2019, que certamente irão superar esse número”, comenta Marcela. A diretora conta também que a campanha foi levada até os painéis eletrônicos da Times Square, em Nova Iorque.

O Instituto Lado a Lado pela Vida foi fundado em 2008 para divulgar informações sobre a saúde do homem, com um trabalho voltado para informar sobre exames, como o toque retal, usado para diagnosticar o câncer de próstata, além de informar sobre outras causas importantes, como a criação das campanhas RespireAgosto, sobre câncer de pulmão, Siga Seu Coração, para saúde cardiovascular e Mulher por Inteiro, que esclarece sobre tumores femininos.