Luz nas Vielas: O projeto que coloriu Brasilândia

Intervenção urbana trouxe cores fortes e palavras positivas para os becos da comunidade  

Amor, beleza, poesia e orgulho são algumas das palavras que representam a Brasilândia. Localizada na zona norte de São Paulo, a favela está inserida em um dos bairros mais perigosos da capital. Esse cenário de paredes e dias cinzas foi o escolhido pelo Coletivo Boa Mistura para fazer a sua primeira intervenção urbana no Brasil, em 2012, mas que continua na ativa até os dias atuais.

as-pinturas-do-projeto-luz-nas-vielas-do-coletivo-boa-mistura-na-vila-br

O Boa Mistura foi criado em 2001 e é um grupo composto por cinco espanhóis que conseguiram iluminar a vida na comunidade e espalhar mensagens positivas em grandes murais espalhados pelos becos e pelas vielas. Unindo seus estilos diferenciados, o grupo viaja o mundo criando trabalhos, cada vez maiores e perceptíveis, que interferem nos diferentes tipos de pessoas e sociedades.

O projeto ‘’Luz nas Vielas’’, ao colorir e poetizar a periferia, abriu a possibilidade dos moradores locais se transformaram em verdadeiros artistas, em especial as crianças que participaram e ajudaram o grupo durante todo o processo. Os substantivos escolhidos pelos moradores representam a eles mesmos e a própria vida em Brasilândia, se opondo ao senso comum.

Neste ano foram inseridas novas palavras positivas e inspiradoras com a visita do grupo na comunidade, revelando a seriedade do projeto. Para mais informações sobre o projeto e trabalhos desse grupo, é só acessar o site www.boamistura.com ou acompanhar pelas redes sociais.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *