Mercado de beleza e estética em crescimento
O aumento da demanda de serviços não convencionais por conta das festas de fim de ano e férias
Todos os anos há projeção de aumento de vendas no comércio nos últimos meses por conta das festas de fim de ano. Assim como nos setores em maior evidência, o alimentício (por conta das confraternizações) e o de roupas e calçados (por serem os itens mais buscados para presentes), no ramo de beleza e estética não é diferente.
Mesmo com o crescimento do Brasil se recuperando lentamente, o mercado de beleza e estética é um dos mais promissores do país. Ele se mantém firme em todas as temporadas, mas é no final do ano que a procura aumenta. Cabelos e unhas são os itens mais procurados para procedimentos de beleza, mas serviços menos convencionais, como a micropigmentação, estão ganhando destaque no mercado.
A micropigmentação, como o próprio nome já diz, é uma pequena implantação de pigmentos na derme, a segunda camada da pele. Ela possui duas finalidades, a estética, para quem procura se embelezar esteticamente, e a paramédica, para quem quer reparar ou corrigir cicatrizes ou imperfeições nas sobrancelhas, olhos e lábios.
Nessa época, este procedimento é muito procurado, principalmente por mulheres e para melhorar a aparência de suas sobrancelhas. “Dezembro é um período em que as pessoas procuram se embelezar ainda mais para o que elas esperam o ano inteiro: as férias e as festas de final de ano. É um momento em que as pessoas viajam, festejam e desejam estar mais bonitas, recorrendo aos procedimentos estéticos que embelezam e aumentam a autoestima”, afirma Priscila Calijuri, 29 anos, micropigmentadora desde 2013 e que ministra cursos na área.
Apesar do desempenho do comércio da estética nos últimos meses do ano ser bom para os profissionais da área, por conta do maior movimento de clientes, surge a necessidade de maior atenção. Os processos de micropigmentação exigem muita responsabilidade de quem presta o serviço, pois são evasivos e semi definitivos, além de mexer diretamente com a autoestima das pessoas. “Aumento de clientes sem dúvidas é sempre algo bom, para qualquer área e para qualquer profissional, mas para dar conta desta demanda e não perder a qualidade dos serviços, é preciso ter uma boa estrutura”, completa a micropigmentadora.