Mudanças
Iniciar novas trajetórias nunca é fácil. E também não faria o mínimo sentido ser fácil. Tudo o que fazemos na vida é direcionado para encontrarmos uma zona de conforto agradável, quentinha e aconchegante. Seja na vida pessoal ou na profissional, sempre procuramos um lugar, seja ele físico ou metafórico, em que possamos nos abrigar desse mundo complicado e complexo que somos apresentados ainda no nosso primeiro dia de vida.
Mas sair desse cenário é às vezes uma atitude importante, ainda que difícil e dolorosa. Respirar novos ares e ir para um outro quadrado é algo necessário em muitos momentos, mas que praticamente vão contra o nosso instinto, já que estamos acostumados a nos manter na condição segura e confortável em que nos encontramos.
Mas se pararmos um pouco para pensar, toda a natureza tem seu funcionamento baseado em transformações. Os ciclos biogeoquímicos, as mutações genéticas, o funcionamento de cada uma das quatro estações e várias outras coisas são ditadas com base em mudanças. Ciclos.
Por isso, por mais árduo e desafiador que pareça ser, precisamos aceitar algo: a vida se transforma constantemente. Com ela, as pessoas mudam, os trabalhos mudam, as trajetórias mudam e nós mudamos.
Ainda não aprendemos muito bem a lidar com tudo isso e, provavelmente, continuaremos por muito tempo tendo aquele mesmo velho medo em dar novos passos.
Quem sabe um dia nós não mudamos isso.