Novo medicamento promete trazer uma solução para o Alzheimer

Um novo medicamento foi testado e promete retardar os efeitos do Alzheimer.  Testes mostraram que a nova droga, descoberta por cientistas suíços e denominada aducanumab, leva à remoção de placas de proteínas que acumuladas no cérebro causam a doença. “Com os resultados deste ensaio clínico, estamos otimistas de que podemos dar um grande passo em frente no tratamento da doença de Alzheimer”, diz Roger Nitsch, professor da Universidade de Zurique, na Suíça. Hoje cerca de 47 milhões de pessoas sofrem do mal de Alzheimer, na maioria idosas.

Os testes com o aducanumab ainda não foram concluídos, mas os primeiros testes foram promissores. O estudo envolveu 165 pessoas, e após um ano recebendo as doses, o efeito do medicamento na memória foi positivo. Entretanto, 40 pessoas desistiram devido aos efeitos colaterais, que em alguns casos pioravam quando a dosagem aumentava.

A droga é um anticorpo monoclonal humano, desenvolvida a partir de anticorpos humanos. Assim, ligando de forma seletiva às concentrações da proteína beta-amiloide no cérebro, sinalizando-as para que sejam atacadas pelas micróglias, principais células de defesa do órgão.

Segundo o responsável pela empresa Bioge, Alfred Sandrock, uma terceira fase do estudo é necessária para confirmar os resultados vistos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *