O efeito Friends
O programa de tv que manteve seu público fiel e conquista novos fãs ainda hoje
Um fenômeno que consegue ultrapassar gerações e se manter em evidência mesmo após 25 anos de sua estreia, a série Friends manteve uma estabilidade de audiência pouco vista na história da televisão. Após os 22 milhões de espectadores estadunidenses assistindo ao primeiro episódio em 22 de Setembro de 1994, dez anos depois, a série atingiu a marca de 52,5 milhões de pessoas prestigiando o episódio final.
“Acredito que Friends é uma série atemporal e toda geração merece conhecer um dos melhores programas estilo sitcom”, comenta Vinicius Amancio, estudante de 22 anos. Atualmente, a relevância da série também pode ser exemplificada pelos acordos milionários por seus direitos de exibição. Neste ano, cerca de US$ 425 milhões foram pagos pela WarnerMedia para que Friends migrasse de sua atual casa, a Netflix, para o HBO Max.
A designer Paula Cardenuto, de 46 anos, conta que conheceu a série enquanto ainda era exibida na TV e que foi natural passar essa herança para sua filhas: “Acho que de tanto me verem assistir acabaram ficando curiosas. Gosto muito disso, pois sempre podemos rever e dar muitas risadas juntas”.
No número 10014, da 90 Bedford St, em New York, os seis amigos viveram intensamente os anos 90, porém algumas atitudes dos personagens são questionadas pela geração atual. As piadas sobre o peso da Mônica, o ciúmes excessivo de Ross ou os comentários sobre personagens LGBT’s não são mais tão bem aceitos hoje e se tornaram aspectos negativos relacionados à série.
“Não tem como negar que a série tem falas e momentos preconceituosos ao longo das suas 10 temporadas”, esclarece Vinicius, e acrescenta: “Mas também não podemos jogar no lixo todas as lições sobre amizade, amor e respeito que ela nos passa”. Outro aspecto considerado pelos fãs é que a série expõe a realidade do período em que foi gravada e que deve ser entendida como uma representação do modo de vida da época. ”Eu enxergo tudo com bom humor, não acho nada muito sério. Naquela época nem tudo era visto como hoje”, conta a designer.
Mesmo que os pontos levantados incomodem o público, a legião de admiradores permanece, e isso proporcionou o retorno dos atores, em 2020, para um especial que será exibido pela HBO Max. As gravações serão realizadas no estúdio 24 da Warner Bros, velho conhecido dos fãs, e reunirá novamente Jennifer Aniston, Courteney Cox, Lisa Kudrow, Matt LeBlanc, Matthew Perry e David Schwimmer, na mesmo telinha.
“Eu adoraria saber como seria a amizade deles após tantos anos”, diz Paula. Porém a nova reunião não se trata do retorno dos personagens, mas dos atores compartilhando suas experiências durante as gravações. Ações como essa ou os grandes eventos que aconteceram em comemoração aos 25 anos da série mantém o público ainda interessado.
Segundo o site Deadline, o salário dos atores pode chegar a US$ 4 milhões cada, tudo para que o público possa ter mais uma gostinho dessa história. “Friends é uma série que está no topo a quase 25 anos, sempre mantendo uma boa audiência e bons comentários. Então acredito que não será esquecida tão cedo”, conclui o estudante. O legado de Friends ainda permanece vivo e se depender dos fãs, continuará assim por muito tempo.