O fim que deu início a uma nova era
Após “Vingadores: Ultimato”, a Marvel já iniciou a quarta fase do seu Universo Cinematográfico
O Marvel Studios divide seu Universo Cinematográfico Marvel (UCM) em etapas. Em 2008, foi apresentada a primeira fase com o filme “Homem de Ferro”. A partir disso, foram lançados 23 filmes que culminam em “Os Vingadores – Ultimato”, dando um desfecho para os personagens como Viúva Negra, Capitão América e Homem de Ferro. A produção, que finalizou a terceira fase do UCM, conquistou a maior bilheteria de todos os tempos e é uma das sagas mais lucrativas do mundo.
Na Comic Con de 2019, em San Diego – evento que reúne as principais áreas da cultura pop – a Marvel revelou mais detalhes da quarta fase, a qual já foi iniciada. Conta com onze produções entre filmes e séries, alguns com previsão de estreia para 2021. De acordo com Luan Ribeiro, crítico e editor de cinema do site Artecult, essa nova era baseia-se em um universo de possibilidade, “com um planejamento jamais visto por nenhum estúdio. O qual irá se estruturar para chegar em um novo pico de grandiosidade”. Além disso, novos atores estarão presentes no elenco, por exemplo, Angelina Jolie, Salma Hayek e Mahershala Ali.
O atual presidente do Marvel Studios, Kevin Feige, coordena todos os lançamentos e desde o começo idealiza uma interligação entre as histórias contadas nos filmes, que sempre terminam em grandes eventos. Sendo assim, durante os anos, a expectativa criada pelo público para ver a forma que essa correlação será feita é cada vez maior. Isso porque eles têm mais aprofundamento sobre os personagens e suas respectivas conexões. Para o crítico, essa aproximação entre os espectadores e os filmes “é a principal diferença entre as primeiras fases e as últimas”.
Em 2017, a The Walt Disney Company anunciou um acordo definitivo para adquirir a 21st Century Fox. Embora essa compra tenha concentrado muito poder no mundo do entretenimento para a Disney, “ trouxe heróis que o público clamava para ver no Universo Cinematográfico Marvel, a exemplo: Blade, Quarteto Fantástico e com certeza os X-Men”, aponta Luan.
“WandaVision”, que estreou na plataforma de streaming DisneyPlus em 2021, é a primeira série da fase quarto. E muitas teorias sobre as integrações entre os universos já estão sendo criadas. A citação da característica de uma astronauta em um dos episódios deu a entender ser Susan Storm – mulher invisível do quarteto fantástico. “Devemos sempre ficar atentos aos novos sinais, vem muita coisa boa dos novos protagonistas”, afirma Luan. Além disso, o crítico diz que o fim da série resulta no desdobramento do novo filme do Doutor Estranho, que tem estreia prevista para 2022, e a ampliação dos Multiversos do UCM.
Novos e antigos protagonistas terão suas origens resgatadas nos próximos filmes. Um deles é o papel da atriz Scarlett Johansson que volta como Viúva Negra. Outro é “Blade – O Caçador de Vampiros”, em que o personagem principal será encarnado pelo ator Mahershala Ali. Jane Foster, interesse amoroso de Thor, ganhará destaque nessa nova fase e se tornará a versão feminina do Rei do Trovão. E uma das produções mais esperadas é “Os Eternos” que terá no elenco nomes como: Kit Harington, Angelina Jolie e Richard Madden.